Meus olhos têm 4 patas

Compartilhe

Meus olhos têm 4 patas 06 de julho de 2011

O SESI-SP sob a direção de Paulo Skaf e o Instituto Meus Olhos tem 4 patas coordenado pelo Economista Luiz Alberto Melchert de Carvalho e Silva, um dos primeiros deficientes visuais a usar cão guia (já utiliza há 35 anos) com o apoio da Fundação Dorina Nowill, lançaram nesta terça-feira (5), na sede da Fiesp, o Projeto Cão-Guia SESI-SP. A iniciativa para transferência de tecnologia social beneficiará deficientes visuais que trabalham na indústria paulista. O projeto contempla a criação, treinamento e doação de cães-guias para industriários com deficiência visual, permitindo mobilidade autônoma e segura a esse público.

image

Toda a assistência Médica Veterinária desse grandioso projeto estará sob os cuidados do Hospital Veterinário Pet Care, onde desde o nascimento, passando pelo período de treinamento, trabalho e se estendendo até a aposentadoria, poderão contar com os serviços do melhor Hospital Veterinário de São Paulo. Os filhote s já foram vacinados, e microchipados e também estão sendo acompanhados para a vacinação contra Leishmaniose com sorologias e vacinas. Depois disso serão castrados no nosso centro cirúrgico e então encaminhados para treinamento, tudo isso sob os cuidados das famílias acolhedoras, para somente então serem entregues para os deficientes visuais selecionados. Além desses cuidados básicos, prestados pelo Hospital Veterinário Pet Care, todo cuidado médico e cirúrgicos que por ventura necessitarem durante toda a sua vida será de nossa responsabilidade.

Em sua primeira etapa, os 32 filhotes de cães das raças Labrador e Golden, adquiridos pelo SESI-SP, serão entregues a famílias acolhedoras, selecionadas pela entidade, para diferentes vivencias e situações que permitirão equilíbrio comportamental aos futuros cães-guias.

No segundo momento, os animais serão encaminhados ao centro de treinamento do Instituto Meus Olhos tem 4 patas para adestramento intensivo e especializado. Nessa etapa, o cão será avaliado, permanentemente, por treinadores qualificados. O treinamento terá duração de 6 a 8 meses, dependendo da evolução do animal.

Já no terceiro momento, os cães têm contato com os seus futuros donos e passam por um período de instrução e adaptação. Os cães-guias serão doados gratuitamente aos industriários com deficiência visual, previamente selecionados pelo SESI-SP. Estima-se que no Brasil tenha 16 milhões de pessoas com deficiência v isual, sendo cerca de 2,6 milhões vivendo em São Paulo.

Para se ter uma idéia da grandiosidade desse projeto, hoje temos no Brasil aproximadamente 60 a 100 cães guias, normalmente provenientes dos EUA e do Canadá onde são treinados. Somente nessa primeira fase serão treinados e entregues aos deficientes visuais 32 cães. Nos próximos anos a meta será de 100 cães guia/ano. Ainda é pouco, mas é o começo, pois hoje somente uma porcentagem ínfima desses deficientes tem a oportunidade de ter um cão guia e de com isso ter liberdade de movimentação e conseqüentemente de inclusão no mercado de trabalho.

O Hospital Veterinário Pet Care que há 18 anos vem cuidando dos vários cães guias que já trabalharam com o Professor Luiz Alberto, se sente orgulhoso de ter sido escolhido como centro médico veterinário de referência e de fazer parte desse grandioso projeto.

Convidamos todos os nossos clientes e seguidores para se candidatar como família acolhedora tanto na primeira fase (filhotes) como da segunda fase (aposentados) junto a site do SESI-SP, sabendo que poderão contar sempre com os nossos prestativos cuidados.

familia-=acolhedora-cao-guia
Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

11 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

11 3740-2152

11 99451-6319

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

11 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

11 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia