Hugo: Envelhecendo com Dignidade e Muitos Cuidados

Compartilhe

Hugo: Envelhecendo com Dignidade e Muitos Cuidados 21 de janeiro de 2013

O Hugo é um SRD de muita sorte. Hoje ele tem 18 anos e 3 meses de idade e vem envelhecendo com muita dignidade e qualidade de vida, apesar de vários problemas e doenças degenerativas, muito comum em pessoas e cães idosos.

Ele é um exemplo de que carinho e cuidados médicos preventivos fazem muito bem para a saúde!!!!

O Hugo tornou-se nosso paciente há 8 anos, quando veio em atendimento de emergência pela presença súbita de sangue na urina. Na época foi atendido na emergência e depois de avaliado pelos exames de ultra som, exame de urina e de rx, descobrimos que a razão do sangue na urina era a presença de cálculo (pedras) na bexiga e nos rins além do aumento da próstata.

Ele, na época, foi operado, retiramos o cálculos da bexiga e foi castrado para diminuir o tamanho da próstata. Os cálculos renais não foram retirados pois eram muito pequenos, e a partir de então passaram a ser monitorados.

Depois disso os exames de rotina passaram a ser o ultrassom de abdômen e controle de pressão, além de exames de urina e função renal, tudo realizado a cada 6 meses.

Ele evoluiu muito bem até 2008 quando passou a apresentar um sopro cardíaco e pressão mais alta. Fizemos um exame de ecocardiograma e descobrimos um problema nas válvulas do coração. A partir de então passou a receber também medicação para controle de pressão e exames periódicos de ecocardiograma.

Em 2010 ele teve um primeiro sinal de descompensação cardíaca com um edema pulmonar agudo (falta de ar) também tratado no atendimento de emergência. Com os exames de apoio descobrimos que a função renal dele havia piorado significativamente. A partir de então passou também a ser monitorado para a função renal com exame periódico de dosagem de ureia e creatinina.

Desde então ele recebe soro em casa debaixo da pele, medicação para controle da pressão e uma dieta especial. Ele, em 2006, pesava 18 kg e hoje pesa somente 9 kg, mas pode se dizer que vive normalmente. Essa perda de massa muscular é decorrente do processo de envelhecimento e atrofia muscular, afinal ele tem mais de 18 anos.

Ele come muito bem, dorme tranquilo, anda com certa dificuldade, mas caminha todo dia para tomar o seu “solzinho matinal”, toma os medicamentos e vitaminas e vem nos visitar a cada 30 dias para controle da pressão e função renal. Nunca mais teve edema pulmonar ou tosse e esta muito bem controlado.

Olhando para ele assim tranquilo e magrinho, não temos como não nos lembrar daquelas pessoas idosas, nossos avós e “nonos” que vão diminuindo de tamanho mas envelhecendo bem, sem dor e com dignidade. As vezes ele se atrapalha um pouco confundindo o caminho do quarto ou o banheiro, mas qual velhinho que não faz isso???

Isso mostra que carinho e cuidados médicos podem sim fazer com que o processo de envelhecimento seja tranquilo e natural, sem precisar de grandes intervenções ou internação. Ele nunca precisou ficar internado e tem muito carinho e um cuidado extremo de sua dona, que o mantém sempre limpinho e cheiroso e que não se cansa de mimá-lo e acariciá-lo, respeitando os seus limites e sua “velhice”.

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

11 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

11 3740-2152

11 99451-6319

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

11 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

11 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia