Gato Tricolor é sempre fêmea?

Compartilhe

Gato Tricolor é sempre fêmea? 18 de novembro de 2014

Gatos tricolores, como, por exemplo, branco, laranja e preto ou ainda com 4 cores, normalmente são fêmeas, pois a coloração é uma herança genética ligada ao sexo feminino destes felinos. Em contrapartida, os gatos “romanos” laranjas (gatos amarelos) são em sua maioria machos, porém é possível deparar-se com fêmeas nessa cor.

Gato romano (laranja)

Ainda em relação às cores, os gatos podem ter uma única coloração, como os completamente brancos ou pretos, ou aqueles com uma só cor e pelos contrastantes difusos em algumas partes do corpo (tendo o aspecto grisalho ou branco sujo).

Também podem ter duas cores, como o branco e preto (gato “vaca holandesa”), branco e laranja, pardo e branco, ou cinza e branco. Podem ainda possuir um padrão de cores tigrado em laranja, pardo e branco, em tons cinza e alaranjados (gatos romanos), com o pelo de uma só cor em toda a sua extensão ou de dois tipos de cores (as extremidades diferentes do resto do corpo).

Também podem ter um padrão de “cor siamês” com cores mais escuras na face, rabo, patas e orelhas.

As gatas costumam ter os pelos mais brilhantes do que os machos, porem elas perdem mais pelos que os machos, principalmente nos períodos do início do cio.

O tipo de pelo vai desde o muito curto (como o Sphynx, cujo pelo é quase invisível), o encaracolado (no caso do Devon rex), o pelo curto normal com uma cor somente ou com pontas de outras cor, o pelo “semi-longo”, até o pelo mais longo procedentes das cruzas com o Gigante Norueguês, Persa ou qualquer outra raça de pelo longo. Nos gatos SRDs, podemos encontrar todas essas variações na coloração e comprimento do pelo o que faz deles realmente especiais: Cada um é de um jeito.

GATO BRANCO É SEMPRE SURDO?

gato branco surdo 2

Existe uma crença de que os gatos brancos de olhos azuis são surdos, a não ser que tenham um olho de cada cor. Essa característica é conhecida por heterocromia (anomalia genética), cujos portadores são denominados gatos de olhos ímpares (um de cada cor). Isto está certo em parte, já que há uma maior probabilidade de gatos com essas características físicas serem também surdos, mas este fator não é determinante.

Thai diamond-eye cat or Khao Manee at the Royal Thai Cats (Diamond-Eye) Park

A cor branca do gato se deve à ausência de melanina em sua pele e pelos. Há diferentes apresentações de um gato ser da coloração branca “sólida”:

– Branco de olhos Azuis.

– Branco de olhos Verdes.

– Branco de olhos vermelhos.

– Branco de olhos de outras cores (marrons ou amarelos)

O gene da surdez é próprio dos gatos brancos, chama-se alelo w, e é o causador da coloração branca e da surdez nos gatos. Nem todos os gatos brancos são surdos, só os que apresentam o tal gene. O gene w faz com que o gato seja branco, ainda que seus genes digam que ele é um gato escuro; este gene tem a peculiaridade de “mascarar” o resto das colorações para fazê-los brancos. Além disso, estes gatos surdos só têm os olhos azuis ou verdes.

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

11 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

11 3740-2152

11 99451-6319

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

11 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

11 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia