Home / CÃES / Casos Clínicos / Fratura de Bacia – Fratura de Pelvis em Cães e gatos

Fraturas de bacia ou fratura pélvica em cães e gatos são muito comuns e acontecem principalmente devido a atropelamentos. Algumas vezes acontecem devido a quedas de locais altos, como gatos que caem da janela do apartamento ou animais que caem da laje e terraços.

Para uma fêmea (cadela ou gata), significa que se não tiver sido castrada não haverá chance de parto normal no futuro, logo, após sua recuperação recomendamos que seja esterilizada (castrada).

A fratura de bacia sempre deixa o animal sem conseguir se movimentar dos membros traseiros e isto acarretara em uma série de problemas como fazer xixi ou coco.

O tratamento pode ser conservador, isto quer dizer, esperar que o osso se consolide sozinho ou,  precisara de uma cirurgia para estabilizar o osso fraturado, geralmente placas com parafusos.

A lesão mais comum é no sistema urinário, 40%envolvem bexiga e uretra, e esta se torna a razão de se fazer um minucioso exame clínico, rx e ultrassonografia para avaliar se houve lesão urinária.

Cerca de 9% dos animais com fratura de bacia tem alguma lesão nervosa, pois este local é o final da coluna vertebral e temos o nervo ciático passando também no local.

Algumas raras vezes a fratura de bacia faz com que uma ponta do osso fraturado perfure o reto, e nestes casos a recuperação pode ser bem mais complicada e de prognostico ruim.

Se o seu animal foi atropelado ou sofreu uma queda e não consegue se levantar, remova-o para um hospital veterinário em uma maca ou de uma maneira que o mantenha o mais estabilizado possível.

No Pet Care temos todos os recursos para o diagnóstico da extensão da lesão, além de uma equipe de ortopedia, cirurgia e cuidados intensivos, para a breve recuperação do seu animal.

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

A tosse é diferente do engasgo, mas em muitas situações podemos nos confundir. Por isso, vamos explicar aqui a diferença entre eles Segundo a Dra. Josyanne Christine Oshika, médica-veterinária especializada em pneumologia, "a tosse é um mecanismo de defesa do corpo...

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

A Odontologia Veterinária é uma área da medicina veterinária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças dentárias e orais dos animais Quem nunca sentiu medo de levar seu pet para fazer um procedimento que precisa de anestesia? A gente fica apreensivo,...

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Nicolas em recuperação da cirurgia da coluna

Nicolas em recuperação da cirurgia da coluna

O Nicolas é cãozinho da raça Shih Tzu, tem nove anos e veio ao Pet Care Tatuapé com a sua tutora Rosinei pois estava com muita dor na coluna cervical (pescoço) e com dificuldade de locomoção. Ele precisou passar por uma cirurgia na coluna e, para que sua recuperação...

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?