Dúvidas sobre toxoplasmose na gravidez

Compartilhe

Dúvidas sobre toxoplasmose na gravidez 31 de maio de 2016

Saiba se o seu gato é um risco

A toxoplamose é uma doença causada por um protozoário chamado toxoplasma gondii que vive em tecidos animais (músculos), no qual o gato é o hospedeiro definitivo e elimina os oocitos em suas fezes. O toxoplasma é encontrado na natureza e pode infectar aves, roedores e uma grande variedade de mamíferos, incluindo o homem.

Gatos contraem toxoplasmose comendo carne crua infectada com cistos teciduais ou  ingerindo “oocistos  esporulados” em fezes, água ou outro alimento contaminado. Os gatos infectados podem ou não ficar doentes mesmo que sejam hospedeiros. Eles normalmente desenvolvem imunidade à toxoplasmose após infecção inicial e raramente voltam a eliminar oocistos nas fezes.

Outros animais e pessoas tornam-se infectados ingerindo os oocistos esporulados presentes em verduras e frutas mal lavadas ou carne crua ou mal cozidas contendo cistos teciduais. A doença está diretamente ligada apenas aos gatos (os cães não transmitem toxoplasmose).

Toda mulher que está grávida, ou planeja engravidar, tem preocupação com a toxoplasmose. Primeiramente, ela deve fazer um exame sorológico para anticorpos de toxoplasmose antes de engravidar. Se ela tiver sorologia positiva, significa que ela e seu feto não se tornarão infectados.

Se a sorologia der negativa e a mulher se infectar durante a gestação, ela então poderá transmitir o organismo para o seu bebê. Durante os nove meses, a toxoplasmose representa um perigo para o desenvolvimento do bebê, pois causa problemas de visão e hidrocefalia (excesso de líquido no cérebro) no feto.

Para evitar a contaminação, indica-se que outro membro da casa cuide da limpeza nos espaços onde o felino fica. Nos casos em que essa não seja uma opção, a grávida deve limpar as fezes do seu gato com uma pazinha, proteger as mãos e lavá-las muito bem ao terminar.

Entretanto, na maioria dos casos de toxoplasmose na gravidez, a infecção é causada pela ingestão de frutas e verduras mal lavadas, água contaminada e ingestão de carnes cruas (kibe cru, carpaccio, comida japonesa, carne mal passada).

Manejo do gato no caso de proprietária gestante

– Faça a sorologia para toxoplamose no seu gato. No caso de positivo, o animal pode ser tratado;

– Faça exame de fezes periódicos no seu gato. A gestante não deve manusear as fezes do gato suspeito;

– A caixa de areia do gato deve ser limpa diariamente (antes que os oocistos esporulem);

– Cuidado com caixas de areia em playgrounds e no manejo de jardinagem;

– Não permita que seu gato se alimente de ratos, aves ou carne crua;

– Não permita que seu gato saia para rua. Se isso for impossível, coloque uma coleira com sininho para impedir e dificultar a caça de ratos, aves e outros animais que possam infectá-lo;

– Cuidado com gatos de rua ou de origem desconhecida dentro de casa;

– Lave as mãos após contato com o gato e seus utensílios;

– Lave as mãos após manuseio de carne crua nas atividades domésticas.

Esses cuidados devem ser suficientes para prevenir o contágio da toxoplasmose, mesmo que seu gato tenha a doença. Para não ficar em dúvida, peça ao veterinário um exame e mantenha seu gato bem cuidado, vacinado e vermifugado, com visitas regulares ao veterinário.

O mais importante é manter as medidas gerais de higiene em casa e na cozinha. Qualquer pessoa pode trazer fragmentos de fezes de gato para a rua na sola do sapato, por exemplo.

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

11 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

11 3740-2152

11 99451-6319

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

11 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

11 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia