Doenças Crônicas, visitas Frequentes…..

Compartilhe

Doenças Crônicas, visitas Frequentes..... 23 de janeiro de 2012

Muitos cães e gatos recebem diagnósticos frequentes de doenças crônicas, ou seja doenças que “não tem cura”, mas tem tratamento ou controle. As mais comuns e conhecidas são:

– Diabetes Mélitus;

– Hipotireoidismo ( Doença da Tireóide);

– Epilepsia (convulsões);

– Doenças da Adrenal (Síndrome de Cushing e Síndrome de Adison)

– Doenças do Coração;

– Hipertensão Sistêmica;

– Insuficiência Renal;

– Artroses entre outras.

Todos os animais que recebem um desses diagnósticos deve ser acompanhados periodicamente pelo Médico Veterinário para controle de peso, adequação de dosagem dos medicamentos, exames de sangue, rx, ultra som, urina e ecocardiograma, dependendo da doença apresentada.

Muitas vezes nos acostumamos com os sintomas e com o tratamento e perdemos o controle da doença. Por exemplo, no caso do Cão Epilético que deve tomar anticonvulsivante a cada 12 horas todos os dias, pode acontecer de o animal ganhar ou perder peso e não adequamos a dose do medicamento. Isso pode deixá-lo muito sonolento ou voltar a ter convulsões. Por isso é importante não só pesar o animal, mas também dosar a quantidade de medicamento que ele tem no sangue.

No caso do Cão ou Gato Diabético, o acompanhamento deve ser rigoroso, pois se a dose de insulina não estiver adequada ao peso o animal pode ter complicações sérias decorrentes da hiperglicemia, como catarata, lesão renal e coma diabético. O diabético deve controlar sempre o peso, a glicemia, as infecções de dentes e de urina, pois podem interferir no sucesso do tratamento.

O caso do animal Hipotireoideo ( alteração dos hormônios da tireóide) é mais comum pararmos o tratamento, pois os sintomas são muito discretos caracterizado por sonolência, preguiça, ganho de peso e as vezes por infecções crônicas de ouvido ou pele. Tudo isso pode parecer normal para um cão idoso. Muitas vezes não relacionamos esses sinais clínicos ao descontrole da doença. Controle de peso e dosagem periódica do hormônio T4 e dosagem de colesterol pode ajudar no controle da doença.

No caso do Renal Crônico que infelizmente vive menos os retornos acontecem por que o animal realmente não esta bem. Naqueles que tem os sintomas controlados devemos fazer exames periódicos de urina para ver se concentra a urina, controle de pressão sistêmica, pois podem desenvolver hipertensão além da dosagem de uréia, creatinina e se tem anemia.

doenças cronicas

Já a Hipertensão é conhecida como doença silenciosa e uma vez diagnosticada, deve ser controlada periodicamente com exames de pressão e outros exames pois normalmente está relacionada a outras doenças como cardiopatias, doenças renais e hipertireoidismo

O Cardiopata é outro animal que deve ser acompanhado com exames periódicos de eletrocardiograma, rx de tórax, ecocardiograma, função renal e pressão sistêmica.

Dor crônica, falência de órgãos, catarata, complicações decorrentes de medicação insuficiente pode ser evitada com avaliações periódicas dos animais que tem diagnóstico de doença crônica.

Normalmente essas doenças cometem animais adultos e senis. Por isso é muito importante a partir de uma certa idade ( em torno de 5 a 8 anos para a maioria das raças), fazer visitas pelo menos 2 vezes por ano e check-ups senis, onde exames preventivos podem identificar precocemente a maioria das doenças.

O Pet Care, oferece atendimento para animais de todas as idades e pensando nas doenças crônicas temos o PET PREVENT, plano de saúde indicado para animais com mais de 5 anos de idade. Saiba mais aqui: http://www.petcare.com.br/plano-saude.php

 

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

11 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

11 3740-2152

11 99451-6319

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

11 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

11 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia