Dez sinais de que o seu gato está com pulgas

Compartilhe

Dez sinais de que o seu gato está com pulgas 19 de agosto de 2014

Por muito tempo as pulgas foram um grande problema para cães e gatos, mas hoje em dia existem vários produtos no mercado muito eficazes para o seu controle. Apesar disso, muitas vezes não percebemos que os nossos gatos estão com pulgas. Mesmo aqueles que não saem à rua, não convivem com cães e tomem banho e tosa, podem ter pulgas.

Gatos que vivem sozinhos em apartamentos correm menor risco, mas se vivem em casa com quintal ou frequentam banho e tosa, podem ter pulgas. Como são mais discretos e não tomam tantos banhos, podemos não perceber a presença desses parasitas.

Para isso fizemos uma lista de 10 sinais comuns em gatos com pulgas:

– Coçar intenso e frenético mordendo o pelo: Picadas de pulgas podem causar muita coceira. Seu gato pode de repente começar a coçar o corpo com suas patas ou mastigar sua pele, numa tentativa de obter algum alívio da sensação de coceira.

– Lamber-se excessivamente e por longo tempo: As pulgas podem transformar o seu gato em um grande lambedor de pelo, principalmente em torno das patas traseiras e base da cauda. Um gato pode se lamber repetidamente para tentar eliminar a sensação de coceira.

– Perda excessiva de pelo: De tanto se lamber, é possível ver áreas sem pelo na pele do seu gato ou então um pelo muito ralo, especialmente na parte de trás das pernas, pescoço e ao redor da base da cauda.

– Deixar de frequentar áreas da casa que tem tapetes, piso de madeira ou carpetes, que antes frequentava: Como as pulgas preferem essas áreas, o seu gato tende a fugir dali, pois quando entra nesses quartos tende a se coçar mais.

– Nervosismo, agitação e inquietação: Seu gato pode de repente se comportar como um gato selvagem. Ele pode começar a rosnar muito, sacudindo a cabeça, esfregando histericamente sua cabeça e corpo no chão ou correndo de um lado do quarto para o outro. Ele está fazendo isso porque as pulgas estão literalmente “deixando ele louco”.

– Pontos vermelhos na pele: Alguns gatos são tão sensíveis à saliva da pulga, que cada picada se torna inflamada e vermelha. Essas lesões coçam demais e deixam o gato muito irritado.

– Perda de peso, gengivas pálidas e apatia: Estes sinais indicam anemia (baixa contagem de glóbulos vermelhos), que pode ocorrer quando um grande número de pulgas infesta o seu gato. Isso é mais frequente em filhotes e gatos muito idosos.

– Presença de pequenos grãos pretos parecido com sujeira (ou pimenta do reino moída) na pele do seu gato: Essas manchas castanhas escuras são as fezes da pulga. Eles são vistos com mais frequência no pescoço e região lombar próximo a cauda e ao ânus. Se você colocar algum destes grânulos em uma toalha de papel e molhá-la com água, eles vão ficar avermelhados. Isso porque as fezes são compostas de sangue digerido.

– Manchas vermelhas na cama do seu gato: Isso são fezes de pulgas que caem na cama e que depois, com suor e umidade, ficam vermelhas.

– Por ultimo, pela presença visível de pequenos insetos caminhando rapidamente sob o pelo do seu gato: Essas são as pulgas em si. Se o seu gato está muito infestado, há uma boa chance de você vê-las. As pulgas gostam muito da região do pescoço, costas, pernas traseiras e cauda.

Mesmo que você não veja nenhuma pulga no seu gato, não assuma que não há pulgas em sua casa. As pulgas passam por quatro estágios de seu ciclo de vida: ovo, larva, pupa e adulto; mesmo se não há pulgas adultas no corpo do seu gato, ainda pode haver pulgas nos três diferentes fases de desenvolvimento na sua casa, principalmente nas áreas secas como carpete ou rodapés de pisos de madeira e ficarem escondidos ali por meses.

É importante sempre estar atento para os sinais de infestação de pulgas e fazer o controle tanto no animal com preventivos mensais como no ambiente. Hoje o seu gato pode estar livre de pulgas. Amanhã, não!

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

11 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

11 3740-2152

11 99451-6319

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

11 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

11 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia