Home / CÃES / Cuidando do seu bichinho / Cirurgias no Pet Care

Um Hospital Veterinário pode oferecer numerosos serviços que vão proporcionar ao seu animal de estimação, saúde e qualidade de vida e se para isso for necessário algum tipo de intervenção cirúrgica ele tem que estar pronto para oferecer o melhor serviço para o seu melhor amigo.

O Hospital Veterinário Pet Care possui um centro cirúrgico equipado com equipamentos para garantir a segurança na monitorização do seu animal durante o procedimento cirúrgico. Para isso contamos com aparelho de anestesia inalatória, monitor cardíaco, oxímetro, mesa cirúrgica aquecida, controle de temperatura do ambiente, aparelho de pressão arterial, bomba de infusão de fluidos, bisturi elétrico, além de normas rígidas de esterilização, assepsia e antissepsia. Contamos ainda com uma estrutura completa de exames diagnósticos que podem auxiliar antes, durante e depois do ato cirúrgico, como por exemplo, Rx, ECG, Ultrassom, Ecocardiograma laboratório clínico, histopatologia e citologia. Uma avaliação clinica criteriosa antes do procedimento cirúrgico e internação monitorizada depois também estão disponíveis.

Tudo isso sob a supervisão de um corpo clínico e cirúrgico especializado .

Cuidados especiais

Para a viabilização do procedimento cirúrgico o uso de anestésicos se torna obrigatório, e na maioria dos casos, a anestesia geral é utilizada. Ela é caracterizada por um estado de sono profundo, relaxamento muscular generalizado e ausência de dor.

Potencialmente todos os atos cirúrgicos são dolorosos, e assim, apesar da anestesia geral causar inconsciência, ainda é necessário o uso de algum tipo de droga para o adequado controle da dor. Esse controle é de particular importância para o bem estar do seu animal, pois além do óbvio desconforto, a dor não controlada pode resultar em mau funcionamento cardíaco, intestinal e imunológico, podendo ainda afetar o comportamento do animal levando-o a depressão, inatividade, inapetência , insônia, perda de apetite ou agressão. Tudo isso vai certamente interferir na sua recuperação.

Preparação para o ato cirúrgico

Para a realização do ato cirúrgico, o seu animal deverá ser avaliado previamente e certamente, alguns exames deverão ser realizados. Dessa forma durante a consulta, o Médico Veterinário vai examinar o paciente e fazer os exames pre cirúrgicos. Normalmente um hemograma, contagem de plaquetas, função renal e eletrocardiograma é feito para todos os pacientes. Dependendo da cirurgia e do estado do paciente outros exames serão solicitados.

A cirurgia

Durante o procedimento cirúrgico o seu animal será monitorizado por um médico veterinário anestesista que, pelo uso de aparelhos adequados será capaz de avaliar a frequência cardíaca e respiratória, saturação de oxigênio sanguíneo, temperatura corporal e a pressão arterial, de modo a garantir um procedimento anestesiológico seguro e adequado com a finalidade de proporcionar a recuperação rápida e segura do seu animal.

O procedimento cirúrgico é um ato complexo e exige competência e habilidade, além dos cuidados médicos básicos, pois na maioria das vezes se trata da vida de um grande amigo.

Período pós-cirúrgico

Dependendo do tipo de cirurgia a qual seu animal será submetido, haverá uma variação no período de permanência no hospital no pós operatório imediato. O grau de sonolência, e em alguns casos, de confusão mental, vai depender do tipo de anestésico utilizado, tempo de cirurgia além da idade do animal. Em geral pacientes jovens apresentam retorno ao estado normal mais rápido do que pacientes idosos ou debilitados. A diminuição da atividade, assim como do apetite, pode ser normal após o procedimento cirúrgico. Aqui no Pet Care a internação pós cirúrgica 24 horas após é indicada para todos os animais

Ao ser dispensado o paciente receberá o colar protetor (colar elizabetano), uma roupinha cirúrgica (dependendo do local operado), receitas com analgésicos e outros medicamentos, devendo retornar em 2 a 3 dias para curativo e depois em 7 a 10 dias para retirada de pontos. As cirurgias ortopédicas recebem orientações especiais.

Se o seu animal precisar de uma cirurgia, você já sabe que pode contar conosco e com os nossos melhores cuidados……

 

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Os carrapatos são parasitas que podem acometer cães, gatos, outros animais domésticos e até mesmo os seres humanos! Existem várias espécies, que podem preferir mais um ou outro animal, e no caso do carrapato mais comum que encontramos no dia-a-dia, há uma preferência...

Doge fez avaliação de Escore Corporal

Doge fez avaliação de Escore Corporal

Já falamos sobre a história de ganho e perda de peso do Doge em algumas publicações, mas hoje viemos mostrar os detalhes do processo e da consulta final. Durante três meses, Doge fez dieta para perder os quilinhos a mais que ganhou na quarentena. Ele estava com Escore...

Check-up anual da Doralice: feito!

Check-up anual da Doralice: feito!

Sabe por que a Doralice sempre aparece por aqui? Porque ela nunca deixa de cuidar da saúde e sempre faz o seu check-up anualmente para se prevenir de muitas doenças. Quando vem ao Pet Care Morumbi, é atendida pelo Dr. Fábio Navarro, já fez amizade com a Dra. Elídia...

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?