Check-up em animais de estimação

Compartilhe

Check-up em animais de estimação 24 de junho de 2016

check-up-pet

Assim como nós humanos fazemos check-up regularmente para cuidarmos da nossa saúde, os animais de estimação também necessitam desse cuidado. O check-up, além de prevenir doenças, também é importante para identificar algumas enfermidades graves que podem levar até a morte.

Com qual idade meu pet pode realizar um check-up?

O check-up pode ser realizado em qualquer idade do seu animal, desde filhotes a animais idosos. O importante é levá-lo à uma consulta e passar pela avaliação do médico veterinário.

Em filhotes e animais jovens, são realizadas orientações de protocolos de vacinação, vermifugação, controle de pulgas e carrapatos, além do diagnóstico precoce de doenças congênitas (aquelas doenças que o animal já nasce com ela). Para animais de meia idade a idosos, a importância está relacionada à prevenção ou diagnóstico de doenças já instaladas.

Qual a frequência das consultas?

A frequência das consultas com o veterinário varia de acordo com a idade do animal, entretanto reforços vacinais devem ser realizados anualmente. Com isso, mesmo que  seu animal seja jovem e não apresente nenhuma doença, você deve levá-lo ao veterinário pelo menos uma vez ao ano para as vacinas. Já em casos de animais acima de 7 anos de idade, a consulta deve ser a cada 6 meses, no mínimo.

Exames realizados no check-up

No check-up são realizados exames físicos com avaliação do peso do animal (se está com obesidade ou com peso abaixo do normal), saúde bucal, temperatura, hidratação, mensuração da pressão arterial, avaliação cardíaca e pulmonar.

Dependendo do caso, é necessário realizar alguns exames de sangue, tais como hemograma e bioquímicos, testes hormonais, exames de Raio-X ou Ultrassom de abdômen, além dos exames cardiológicos como eletrocardiograma ou ecocardiograma.

Doenças silenciosas

Lembre-se de que há diversas doenças que são silenciosas e podem progredir sem que nenhum sinal clínico seja notado. Por isso, um exame mais detalhado e periódico é muito importante para poder garantir que caso haja alguma doença no início, ela seja tratada o quanto antes.

Onde realizar o check-up?

Em todas as unidades do Pet Care temos veterinários e estrutura para realizar o check-up do seu animal. Em alguns casos, é necessário o encaminhamento dele para os veterinários especialistas, tais como dermatologistas, oftalmologista, oncologista, endocrinologistas, gastroenterologista, nutricionista, cardiologista, nefro e urologista, medicina felina, neurologista ou ortopedista.

Entre em contato com a Unidade Pet Care mais próxima e agende o check-up do seu animal!

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

11 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

11 3740-2152

11 99451-6319

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

11 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

11 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia