Home / CÃES / Casos Clínicos / Vacina V10: O que é Isso????

Uma das vacinas mais importante para os nossos cães hoje em dia, recebe o nome de V10. Essa vacina protege contra as principais doenças que afetam os cães domésticos e deve ser aplicada nos filhotes em 3 ou 4 doses seguidas com intervalo de 21 a 30 dias, já a partir de 45 dias de vida. Depois disso, deve ser aplicada uma vez por ano, para os animais adultos.

A V10, hoje, substitui a V8, também conhecida como Octopla, que substituiu a V6, conhecida como Sextupla, que é a mais antiga das vacinas conhecidas como Polivalente, ou seja, que protege contra várias doenças. Ainda existe no mercado a vacina conhecida como V8.

O 10 (dez) significa que essa vacina tem 10 antígenos vacinais de 10 diferentes vírus e baterias que causam as principais doenças em cães. Na verdade, essa vacina protege contra 7 doenças, que são as seguintes:

– Cinomose

– Parvovirose

– Coronavirose

– Adenovirose

– Parainfluenza

– Hepatite Infecciosa Canina

4 tipos de Leptospirose, totalizando 10 diferentes tipos de antígenos, por isso se chama V10.

vantagem dessa vacina é que o animal recebe uma única agulhada para proteger contra várias doenças. Isso tudo poderia estar separado e o animal receberia uma agulhada por doença, mas, como se vê, isso poderia causar muito mais desconforto para o animal.

Além dessas vacinas, existem outras também muito conhecidas, como a Vacina Contra Gripe ou Tosse dos Canis e a Vacina de Giárdia, que esteve fora do mercado por alguns anos e que agora já voltou a ser aplicada novamente.

A outra vacina que deve ser aplicada obrigatoriamente todo ano é a Vacina Anti Rábica, que protege cães e gatos de uma doença fatal, a Raiva, que pode, inclusive, atingir as pessoas e levar a morte.

Além dessas vacinas, ainda temos a vacina contra Leishmaniose, que tem indicação somente para certas regiões do Brasil e de São Paulo.

Aqui no Pet Care, recomendamos a vacinação para todos os filhotes de cães e gatos em 3 ou 4 doses e depois o reforço anual.

Cada animal pode ter um esquema diferente de vacina, de acordo com os riscos que corre de pegar certas doenças. Aquele animal que vive em apartamento e não sai a rua tem um risco muito menor de pegar Leptospirose do que aquele que vive em casa com quintal ou frequenta sítios e fazendas.

O cão que vai ao litoral ou vive em área endêmica (interior de São Paulo, Nordeste e Centro Oeste do Brasil) tem um risco muito maior de pegar Leishmaniose, por exemplo.

o Gato que vive em quintal e que sai a rua tem um risco muito grande de pegar a Raiva de outros animais e mesmo de morcegos.

Somente o seu Médico Veterinário, avaliando o seu animal e o risco dele de pegar certas doenças, é que pode indicar quais vacinas ele deve receber e com que frequência.

A vacinação no Pet Care, pode ser agendada nas duas unidades pelos telefones 3740-2152 (Morumbi) ou 4305-9755 (Pacaembu).

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

A tosse é diferente do engasgo, mas em muitas situações podemos nos confundir. Por isso, vamos explicar aqui a diferença entre eles Segundo a Dra. Josyanne Christine Oshika, médica-veterinária especializada em pneumologia, "a tosse é um mecanismo de defesa do corpo...

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

A Odontologia Veterinária é uma área da medicina veterinária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças dentárias e orais dos animais Quem nunca sentiu medo de levar seu pet para fazer um procedimento que precisa de anestesia? A gente fica apreensivo,...

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Nicolas em recuperação da cirurgia da coluna

Nicolas em recuperação da cirurgia da coluna

O Nicolas é cãozinho da raça Shih Tzu, tem nove anos e veio ao Pet Care Tatuapé com a sua tutora Rosinei pois estava com muita dor na coluna cervical (pescoço) e com dificuldade de locomoção. Ele precisou passar por uma cirurgia na coluna e, para que sua recuperação...

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?