Home / CÃES / Casos Clínicos / Só Um “Comprimidinho” Não Faz Mal!?!?

A cachorrinha da foto é a Kim. Está internada no Pet Care por um problema muito comum na nossa rotina: administração de medicamentos “por conta própria” em casa, isto é, sem a prescrição por médico veterinário. No caso dela, acabou tomando uma dose de Dipirona 4 vezes mais alta que a recomendada para seu peso!

A Dipirona (Novalgina®) é uma medicação indicada em casos de dor ou febre e quase todos nós temos esta medicação em casa. Pela facilidade de compra e acesso a este medicamento, muitos proprietários acabam medicando seus pets quando acham que estão com febre ou dor.

No entanto, a intoxicação por Dipirona em cães e gatos pode causar hipotensão (pressão baixa), anemia hemolítica (destruição das hemácias pelo sistema imune), diminuição do número de leucócitos (células de defesa), vômito, diarréia, entre outros. Nos gatos a intoxicação por Dipirona costuma ser mais grave, pois a metabolização desta substância é diferente nos felinos, por isso precisam de doses específicas calculadas pelo veterinário!

Isso não significa que cães e gatos não podem ser medicados com Dipirona. É um fármaco de uso corriqueiro na clínica de pequenos animais e tem seus benefícios, mas deve ser usada na dose e na frequência correta!

Por ser sortuda, tudo indica que a Kim não apresentará consequências e está internada para observação, monitoração de temperatura e pressão arterial, além de tratamento com protetores de estômago.

A Kim fará exames de sangue para verificar se esta intoxicação causará algum dano sanguíneo como os citados acima.

Assim como a Dipirona muitos outros medicamentos aos quais temos fácil acesso podem causar intoxicação em cães e gatos. Por isso não se deve, em nenhuma hipótese, medicar um animal sem a prescrição do médico veterinário. Mesmo medicamentos comuns em medicina humana, por mais inofensivos que pareçam, podem ser letais para cães e gatos!

Sempre que um animal ingerir algum medicamento de forma inadequada, devido à administração sem prescrição ou ingestão acidental, deve ser levado ao veterinário para ser examinado e para que receba o tratamento necessário.

Qualquer medicação (mesmo de uso veterinário), se utilizada em dose e frequência inadequada pode causar intoxicação. No entanto, algumas medicações são potencialmente tóxicas nestas espécies, como os exemplos a seguir:

MEDICAMENTOS PROIBIDOS EM CÃES:

– Diclofenaco de potássio ou sódico (Cataflan®, Voltaren®)

– Maioria dos anti-inflamatórios de uso humano

– Piridium®

MEDICAMENTOS DE USO RESTRITO EM CÃES (deve-se seguir recomendações especiais):

– Ivermectina (Ivomec®, Ivermec®, Vermectil®, Mectimax®):  cães da raça Collie, Border Collie, Pastor Australianao, Bearded Collie, Pastor de Shetland, Sheepdog e seus cruzamentos são intolerantes à Ivermectina e seu uso causa intoxicação grave

– Sulfa Trimetropim (Bactrim®)

– Sulfassalazina (Azulfin®)

– Aspirina®

MEDICAMENTOS PROIBIDOS EM GATOS:

– Diclofenaco de potássio ou sódico (Cataflan®, Voltaren®)

– Paracetamol (Tylenol®, Anador®)

– Maioria dos anti-inflamatórios de uso humano

– Salicilato de Bismuto (Peptozil®)

– Ibuprofeno (Advil®)

– Piroxican (Feldene®, Inflamene®)

– Xampus a base de Alcatrão, Benzoato de Benzila, Sulfeto de Selenio ou Ácido salicílico

– Piretróides (Butox®)

– Azatioprina (Imuran®)

– Piridium®

MEDICAMENTOS DE USO RESTRITO EM GATOS (deve-se seguir recomendações especiais):

– Ácido acetil salicílico (Aspirina®) – a dose a ser utilizada é muito baixa

– Enrofloxacina (Flotril®, Baytril®) – pode causar cegueira. Só pode ser utilizada em doses específicas e em casos muito específicos.

– Xampus a base de Peróxido de Benzoila – devem ser usados na concentração adequada.

 

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

A tosse é diferente do engasgo, mas em muitas situações podemos nos confundir. Por isso, vamos explicar aqui a diferença entre eles Segundo a Dra. Josyanne Christine Oshika, médica-veterinária especializada em pneumologia, "a tosse é um mecanismo de defesa do corpo...

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

A Odontologia Veterinária é uma área da medicina veterinária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças dentárias e orais dos animais Quem nunca sentiu medo de levar seu pet para fazer um procedimento que precisa de anestesia? A gente fica apreensivo,...

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Nicolas em recuperação da cirurgia da coluna

Nicolas em recuperação da cirurgia da coluna

O Nicolas é cãozinho da raça Shih Tzu, tem nove anos e veio ao Pet Care Tatuapé com a sua tutora Rosinei pois estava com muita dor na coluna cervical (pescoço) e com dificuldade de locomoção. Ele precisou passar por uma cirurgia na coluna e, para que sua recuperação...

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?