O seu gato não quer mais comer e está emagrecendo? De repente, passou de um gato guloso e gordinho para um gato enjoado e seletivo para as comidas? Não quer comer mais? Come menos do que antes? Perdeu peso? Isso não é normal e pode ser sinal de manejo errado ou de alguma doença.
Há várias razões para o seu gato estar magro e perdendo peso e muitas causas são facilmente contornadas com ajustes na dieta. Outras precisam do auxilio veterinário. Conheça aqui as 5 principais:
1. Pratos sujos ou local inadequado para comer
Você também não gosta de comer em pratos sujos, ambientes com cheiros fortes ou com cheiros estranhos. Seu gato pensa da mesma forma. As vasilhas devem estar limpas e longe da caixa de areia.
Se você usar ração seca, certifique-se de que ela esteja com prazo de validade recente e que não tenha perdido o cheiro. Deixar a ração guardada em recipientes fechados e longe da luz, ajuda a manter as características da ração e assim a atrair o gato a comê-la.
Restos de comidas ou comida já sem cheiro podem deixar o gato sem querer comer. Sempre após as refeições, lave o pote e deixe o limpo para a próxima refeição.
2. Estresse
Gatos que desenvolvem anorexia (param de comer) de uma hora para outra sem motivo aparente estão em risco de desenvolver lipidose hepática felina, uma doença muito grave.
O ambiente do seu gato também pode afetar a perda de peso. Assim como a gente, gato não gosta de comer em um lugar barulhento e às vezes colocando a sua vida em risco.
Cães e gatos não amistosos devem ficar longe do local de refeição. Eles querem comer em ambiente tranquilos, longe de pessoas ou animais que interrompam a sua refeição. Alguns gatos ficam tristes, deprimidos ou mostram sinais de ansiedade, que o fazem deixar de comer.
Acredite ou não, embora alguns gatos parem de comer por um problema de saúde, outros podem parar de comer por estresse ou algum distúrbio psicológico. Se o seu gato parar de comer por mais de uma refeição, já pode ser um indício de que algo esteja errado e já será bom visitar o hospital veterinário.
3. Problemas intestinais
O inicio da digestão começa pela boca. Verifique se o seu gato não tem dor de dentes ou inflamação das gengivas, com sangramento e dificuldade de mastigar e, às vezes, até de beber água. Problemas como esses podem ser a causa do gato não querer comer e esta emagrecendo.
Alergias alimentares que levam a cólicas, vômitos e diarreias, vermes intestinais ou presença de corpo estranho (linhas, bolinhas, tecidos que engoliu em uma brincadeira e que parou no estomago ou intestino), podem levar a perda de apetite em gatos também.
Normalmente, nesses casos, o seu gato tem vômitos frequentes e, às vezes, diarreia.
4. Velhice
Quanto mais velho o seu gato fica, mais provável é que passe a perder peso pela simples atrofia muscular. Enquanto alguns felinos de 5 a 12 anos tendem a engordar, animais acima dessa idade podem perder peso pela atrofia muscular.
Cheiro ruim na boca, pode indicar doença dos dentes ou lesão renal senil comum em gatos mais velhos. Gatos velhos também podem sofrer com constipação e dificuldade de defecar, levando a perda de peso.
Converse com seu veterinário se a dieta está adequada para a idade dele e da necessidade de exames de check-up veterinário para gatos velhos regulares.
Alguns ajustes simples na dieta do gato podem ajudá-lo a mastigar e a aproveitar melhor a comida com simples adição de fibras ou rações úmidas.
5. Doenças e Transtornos
Se você já eliminou todas as outras explicações acima para a perda de peso, verifique com o seu veterinário quais exames deve realizar para descartar a possibilidade de doenças que levem o seu gato a perder peso.
As mais comuns são o Diabetes, Hipertireoidismo, Insuficiência renal, Tumores, Dor, Cardiopatias com aumento da pressão, etc. Como o gato tende a ser um animal discreto, muitas vezes percebemos a perda de peso quando a doença já esta em estágio adiantado.
A melhor maneira de fazer essa constatação precocemente é pesando o seu animal regularmente e levando á avaliações periódicas ao veterinário. Também é importante manter os dentes do seu gato limpos e livre de tártaro, para evitar a doença dental, que pode progredir para os rins e coração.
Se o seu gato está emagrecendo, marque uma consulta com um de nossos especialistas em felinos!