Não é raro atendermos animais intoxicados em nosso serviço de emergência. Um dos casos mais frequentes é a intoxicação por chumbinho.

O “chumbinho” tem este nome devido sua aparência, é um granulado cinza. Ele é um agrotóxico muitas vezes vendido ilegalmente para controle de infestações por ratos, mas ele não foi desenvolvido para este propósito. Geralmente é proveniente de lotes desviados de lavouras ou de cargas roubadas. É vendido de forma ilegal em algumas casas agropecuárias em frascos que nem mesmo têm rótulos.

Cães e gatos podem ser facilmente intoxicados pelo veneno, seja de maneira criminosa ou acidental. Embora a intoxicação criminosa seja de grande incidência, a intoxicação acidental, em casa, quando o veneno é utilizado de forma incorreta é bastante comum. Desta forma, grande parte dos acidentes e mortes poderia ser evitada.

Os efeitos do chumbinho no organismo do animal aparecem de forma rápida: geralmente 5 minutos após a ingestão. Ele age no sistema nervoso, aumentando a produção de secreções, levando a dificuldade respiratória, diarreia, vômitos, salivação, tremores musculares, contração da pupila, bradicardia, broncoespasmo (fechamento de vias aéreas), convulsões, alteração de estado mental, depressão respiratória e morte.

Quando um animal é infeccionado, não se deve tentar forçar a ingestão de leite, água, sabão ou induzir o vômito. Como o tempo entre a ingestão e inicio dos sintomas de intoxicação é curto, deve-se procurar por atendimento veterinário o mais rápido possível.

O tratamento deve ser rápido e pode incluir lavagem gástrica, medicamentos que impeçam a ação da toxina, soro, medicações aumentem a excreção da toxina além de tratamento de sintomas específicos como convulsões. Muitas vezes a internação pode ser necessária para tratamento intensivo.



Posts Relacionados:


  1. Intoxicação por carbamato – “chumbinho”

  2. Intoxicação por “Chumbinho” (Carbamato)

  3. Intoxicação em cães e gatos por inseticidas

  4. Intoxicação por Plantas em Cães e Gatos

  5. Intoxicação por inseticidas em animais