Home / CÃES / Cachorro No Oscar? Conheça o Border Collie Chamado Messi

E o Oscar vai para… um border collie chamado Messi! 

Você provavelmente viu um cachorro no Oscar, que fez muito sucesso, inclusive. Quer saber mais sobre quem ele é e um pouco das características desta raça? Então continue a leitura deste post!

Messi, o cachorro no Oscar

Não, o craque argentino não se tornou ator. Messi é o nome do cãozinho que está roubando a cena no mundo do cinema. Ele interpreta Snoop em “Anatomia de uma Queda”, dirigido por Justine Triet, e recentemente foi homenageado pela Academia por sua atuação impecável. Além disso, o filme levou o prêmio de Melhor Roteiro Original no Oscar de 2024.

Qual é a participação do Messi, em Anatomia de Uma Queda?

Com 7 anos, o border collie não é apenas uma fofura nas telonas. “Anatomia de Uma Queda” narra a história da escritora Sandra (Sandra Hüller), acusada de matar o marido após ele cair da janela. Ao interpretar o cão-guia de Daniel (Milo Machado Graner), filho de Sandra, Messi provou ser um dos cachorros mais talentosos da história do cinema. Não à toa, ele ganhou um Palm Dog, a Palma de Ouro canina em Cannes.

No filme, há uma cena impressionante em que Snoop espuma pela boca e se deita, como se fosse morrer, depois de ingerir um medicamento que poderia ser a causa da morte que move o drama. 

Laura Martin Contini, tutora e treinadora de Messi, revelou que ele foi treinado por 2 meses para o papel. Segundo Caról Luz, médica-veterinária e treinadora que atende no Pet Care, “ensinar um cão a fingir a própria morte é um processo gradual e feito por partes. O cão não aprende diretamente esse comportamento, é um trabalho que requer tempo, dedicação, e deve ser motivador tanto para ele (afinal, sua comunicação e aprendizagem estão sendo trabalhadas) quanto para o treinador”. 

A inteligência dos border collies: o que você precisa saber antes de ter um?

Os cães da raça de Messi (border collies) são conhecidos por sua inteligência e facilidade de aprendizado. Essa é considerada a raça de cães mais inteligente do mundo

Quem nunca viu um vídeo de um único cãozinho conduzindo um rebanho de ovelhas com grande habilidade? 

Originário do Reino Unido, o border collie foi criado há aproximadamente 200 anos para o pastoreio, valorizando-se seu instinto, velocidade e obediência. “Esses cães tendem a se comunicar muito bem com o ser humano, o que resulta em uma velocidade de aprendizagem acima da média das outras raças”, comenta Caról.

Para aqueles que se encantaram com Messi e pensam em ter um border collie em casa, é importante estar ciente de que, assim como aprendem comportamentos desejáveis com facilidade, esses cães também podem aprender comportamentos indesejáveis (como compulsão, reatividade e medos extremos, por exemplo) se não forem devidamente treinados e socializados desde filhotes. 

Ou seja, antes de comprar um border collie é preciso ter familiaridade com os cães e estudar as necessidades da raça.

Adestramento de cães: todo cachorro pode ser adestrado?

Embora os filhotes tendam a aprender mais rapidamente, não há limite de idade para o aprendizado de um cão. Messi, como mencionamos, já tem 7 anos. O cérebro possui neuroplasticidade, o que significa que todos os cães são capazes de formar novas conexões nervosas, ampliando sua capacidade de aprendizagem e memória ao longo da vida.

O adestramento dos cães deve ser uma atividade divertida para o pet. Border collies adoram brincar, trabalhar e aprender. As sessões de treinamento devem ser curtas, com intervalos e realizadas mais de uma vez ao dia. “Cães não devem treinar por horas seguidas, pois isso pode causar cansaço, desmotivação e frustração, prejudicando o aprendizado”, acrescenta Caról.

Vale ressaltar que cada cão, independentemente da raça, tem uma habilidade de aprendizagem individual e que é muito relativa. É importante levarmos em consideração que o aprendizado depende de cada indivíduo e do ambiente em que ele vive, quais são os estímulos que ele recebe diariamente, como os recebe e como o treinador conduz o aprendizado.

Cachorros famosos do cinema

Indicado a cinco estatuetas do Oscar, “Anatomia de uma Queda” tornou Messi o cachorro do Oscar e uma sensação na internet e entre celebridades de Hollywood.

Mas, ele não é o único cão famoso. De tempos em tempos, surgem cãezinhos nas telonas que nos arrancam lágrimas e sorrisos. Quem não se lembra de Lassie, Benji, Rin-Tin-Tin, Beethoven e Marley? Snoop certamente entrou pro grande time de astros do cinema, com seu carisma e talento inegáveis. 

Uma coisa é certa: nos filmes, eles podem tudo, menos morrer. Nós, pais de pet, não temos coração para isso!

Gostou de conhecer mais sobre o border collie Messi? Que tal saber mais sobre outras raças também? Acesse nosso guia de raças e veja curiosidades e informações detalhadas sobre cada uma delas. 

Fontes:

Caról Luz – médica veterinária e treinadora

Luiza Cervenka – terapeuta comportamental de cães e gatos

Artigos Relacionados

Mais Categorias