Organofosforado e carbamato (chumbinho) são inseticidas usados em lavouras ou em produtos para controle de pulgas, carrapatos e outros insetos. Eles são responsáveis pelo maior número de intoxicações que atendemos. No caso dos animais domésticos, pode ocorrer intoxicação acidental ou por ação criminosa (intencional).

Quando esses produtos são utilizados em jardins onde os animais têm contato com as plantas, água ou resíduos contaminados ou ainda quando usados em doses erradas (elevadas) no controle de pulgas, piolhos e carrapatos, podem intoxicar seriamente um animal acidentalmente. De forma intencional, seria colocar esse veneno no meio de alimento.

O princípio ativo age no sistema nervoso, afetando praticamente todo o organismo, resultando na excessiva estimulação de vários órgãos.

Podem causar diarreia, vômito, salivação excessiva, tremores, convulsões e fasciculações musculares. Pode também acelerar ou diminuir a frequência cardíaca, os olhos ficam vidrados e, se o produto for inalado, pode ocasionar dificuldade respiratória.

Filhotes de cães e gatos são muitas vezes os mais afetados, pois por curiosidade fuçam em tudo. Outras vezes ocorre a intoxicação criminosa, pois colocam o veneno dentro da carne ou algo que o animal goste muito de comer. Muitas vezes, ao tratarmos pulgas, carrapatos e outros parasitas, podemos usar a dose errada ou o animal ser mais sensível ao produto.

O diagnóstico é feito pela história clínica (possibilidade de envenenamento acidental ou não), pela resposta ao tratamento. Pode-se também pedir analise do conteúdo estomacal (exemplo: vômito), mas o resultado vai demorar alguns dias.

Normalmente quando a intoxicação é acidental o proprietário deve trazer o frasco ou caixa do veneno, facilitando a identificação do agente para acharmos o antídoto.

Em caso de suspeitas de envenenamento, deve-se procurar um veterinário URGENTE!

*Foto de furever.ca



Posts Relacionados:


  1. Intoxicação por inseticidas em animais

  2. Intoxicação por veneno de rato em cães e gatos

  3. Intoxicação por carbamato – “chumbinho”

  4. Intoxicação por “Chumbinho” (Carbamato)

  5. Intoxicação por Plantas em Cães e Gatos