Algumas vezes, nos deparamos com pessoas que têm uma correção cirúrgica na perna devido a uma fratura.

No PetCare muitos animais que atendemos tem fraturas em membros, como mostra a imagem deste cão atropelado que fraturou radio-ulna (mesmo osso no braço dos homens que vai do cotovelo até o punho).

Neste caso decidimos que o melhor tratamento seria colocar uma fixação externa, como mostra o RX pós cirúrgico.

A fixação externa é uma correção para fraturas com bom índice de sucesso, pois estabiliza bem o membro não deixando chance para mobilidade no foco da fratura. O grande problema desse procedimento é o período pós cirúrgico onde será feito curativo diário no local onde entram os pinos na pele. O animal deverá ficar também confinado com restrição na movimentação, pois se começar a correr ou pular pode quebrar os pinos colocados e  precisaria de uma nova cirurgia.

O tempo de recuperação deste animal será de 45 a 80 dias (ou mais) até a formação de calo ósseo. Após o RX que comprove o restabelecimento ósseo vamos retirar a fixação externa.

Este tipo de fratura (radio-ulna) em animais pequenos como poodles, yorkshires, pinschers, muitas vezes não tem bons resultados pós cirúrgico, precisando de muito tempo até a formação do calo ósseo.

Quando este animal tiver alta, colocaremos o RX no Blog para vocês olharem e relembrarem o caso.

Raio X antes da Cirurgia



Raio X após a Cirurgia



Posts Relacionados:


  1. Caso Clinico: Gato com Displasia Coxo Femural e Fratura de Patela (rótula)