A pulga é um inseto que parasita vários animais. Existem vários tipos de pulgas e a preferência de cada uma delas por certa espécie de mamífero. A pulga do cão e do gato geralmente não sobe em seres humanos pela simples razão que elas gostam de animais com temperatura entre 38,2ºC a 39,5 ºC (graus centigrados). As pulgas sobem na gente se estivermos com febre por exemplo.

Cada pulga  adulta coloca cerca de 30 a 40 ovos todos os dias. Estes ovos são colocados em cima do animal e no chão da casa.  Os ovos eclodem e as larvas se alimentam de pó (poeira) no chão. Depois as larvas pupam (viram casulos como as borboletas) e ao eclodirem viram pulgas prontas para recomeçar o ciclo.

Para se exterminar as pulgas devemos controlar a pulga em cima do animal, no meio ambiente e matar os ovos ou torná-los inférteis.

As pulgas preferem colocar seus ovos em locais secos, bem abrigados, de baixa umidade e com boa quantidade de alimento para as larvas (poeira). Isto significa que o ambiente mais propicio  para a reprodução delas são carpetes, chão de tabua corrida (com suas frestas), tacos de madeira e nos jardins, locais de folha seca, que é onde os nossos animais gostam de deitar e descansar.

Os medicamentos para controlar a infestação de pulgas hoje em dia além de matarem as pulgas em cima do animal têm também substâncias que ao serem absorvidas pela pulga acabam  infertilizando seus ovos.

Flea Life Cycle Diagram

A dedetização do ambiente quando a carga de infestação é muito alta deve ser feita mas retirando o animal pelo menos 3 dias e fazendo uma boa limpeza no local antes da volta deles.

Existem mais de 50 produtos para tratamento de pulgas no mercado.Sempre procure um medicamento sob orientação veterinária e que seja de baixa toxicidade e alta eficiência.

 

Sem Posts Relacionados