Home / CÃES / Casos Clínicos / Dr, porque ele está tremendo?

Tremores são movimentos rítmicos, oscilatórios e involuntários de todo o corpo ou parte dele. Cães e gatos podem apresentar tremores localizados ou generalizados. Os tremores localizados envolvem com maior  freqüência a cabeça e os membros pélvicos.

Tremor da cabeça – encefalites, traumatismo, medicamentos (difenidramina, metoclopramida), causas genéticas.

Tremor dos membros pélvicos –  fraqueza ou dor em região lombo sacra, causas metabólicas (insuficiência renal, hipoglicemia), lesão compressiva da medula espinhal, síndrome da cauda eqüina, discoespondilite, neuropatia periférica, miopatias, causas desconhecidas como tremor dos membros pélvicos em cães idosos.

Tremor generalizado –  intoxicação (organofosforados e carbamatos (chumbinho), dor, convulsão, síndrome do tremor generalizado idiopático – “síndrome do cão branco sacudidor”

Para diagnosticar a causa do tremor é muito importante saber se ele é agudo ou crônico; progressivo; se ficam ausentes durante o sono; se o animal é capaz de andar, comer ou beber; se for fêmea, saber se houve parto recente; se tem ocorrido exposição a pesticidas, herbicidas, drogas de prescrição, metais pesados, suplementos alimentares.

Portanto, se o seu animal vem apresentando tremores com relativa frequência e você sabe que não é por medo, ansiedade, felicidade ou frio, é melhor investigar a causa! Consulte um médico veterinário!

Artigos Relacionados

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?