A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por mosquitos. Os primeiros sintomas nas pessoas acontecem alguns dias depois da picada do mosquito com febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias.

Em alguns pacientes pode evoluir para a forma mais grave quando acontece a insuficiência hepática e renal e então a pessoa fica ictérica (olhos e pele amarelados) e hemorragias. Daí o nome Febre Amarela.

Esse vírus é transmitido apenas por mosquitos que circulam exclusivamente em áreas de mata e se desenvolve em primatas, por isso os casos de febre amarela em macacos e humanos. O macaco se for picado pelo mosquito transmissor passa a carregar o vírus. Se esse macaco doente for picado novamente por um novo mosquito que ainda não tem o vírus, o mosquito vai ficar infectado e continuar a transmissão para outros macacos e pessoas.

Os macacos pegam o vírus antes do homem geralmente por viverem em área de mata onde os mosquitos vivem e onde esta o vírus. Como as pessoas tem macacos que desenvolvem a forma branda da doença e tem outros que tem a forma grave e acabam morrendo. Além disso algumas espécies como os bugios tem menos resistência imunológica a doença do que o homem, então morrem com mais facilidade.

O macaco não transmite a doença para os humanos, assim como uma pessoa não transmite a doença para outra pessoa. A transmissão se dá somente pela picada do mosquito. Os macacos ajudam a identificar as regiões onde estão acontecendo a circulação do vírus.

No ano passado o Brasil registrou recordes dos casos concentrados em Minas Gerais. A aparição de macacos com a doença na zona norte da cidade de São Paulo acendeu o alerta e deu início as campanhas de vacinação.

Os mosquitos sempre estiveram na região de matas, o problema é que com o crescimento urbano passamos a nos aproximar das áreas de matas e consequentemente a ter mais contato com esses vetores (mosquitos). Outro problema é que agora esses mosquitos carregam o vírus e antigamente o vírus não existia na região sudeste e no estado de São Paulo.

Por isso você não precisa se preocupar com o seu cão ou gato em relação a febre a amarela, pois eles não pegam a doença.




Posts Relacionados:


  1. Cães e Gatos precisam tomar a vacina de Febre Amarela?

  2. Leucemia em cães e gatos

  3. Mau hálito em cães e gatos

  4. Otite em cães e gatos

  5. Diarreia crônica em cães e gatos pode ser Giárdia?