A visão dos Cães

Compartilhe

A visão dos Cães 28 de maio de 2011

DogWithGlasses 6 - A visão dos Cães

O nosso amigo cão enxerga o mundo sob outra perspectiva, diferente da nossa. A primeira diferença é a altura e ângulo de visão. Eles estão muito mais próximo do chão e tem assim um outro campo visual. Além disso o visão não é o sentido mais importante e desenvolvido no cão. O olfato e audição são muito mais desenvolvidos e muito mais importante no dia a dia do seu melhor amigo.

Para se ter uma idéia, no homem a ordem de desenvolvimento dos sentidos é visão-tato-audição-olfato e paladar. Já no cão o que encontramos é olfato-audição-visão-tato-paladar.

Por último, a estrutura ocular dos cães também é diferente da nossa. Os cães enxergam melhor no escuro e têm uma visão orientada para o movimento, enquanto a nossa visão privilegia a diferenciação das tonalidades de cores conseguindo excelente definição de silhuetas e acuidade visual.

Assim, os cães conseguem reconhecer duas cores, o azul (violeta) e amarelo, diferenciando diversos tons de cinzas e não conseguem diferenciar o verde, amarelo, laranja e vermelho.

A posição dos olhos dos cães também determina o tamanho do campo visual e a percepção de profundidade. Quanto mais afastados os olhos menor a sobreposição e portanto menor a percepção de profundidade. Assim nos cães com os olhos posicionadas na frente (mais juntos) como o Boxer, Bulldog, Boston, Labrador tem melhor acuidade visual e melhor senso de profundidade, fazendo com que gostem mais de brincar com objetos jogados ao alto, como bolinhas e frisbies. Já os cães com olhos posicionados lateralmente (mais afastados) como os Coliies, Galgos e Pastores tem um campo visual maior e por isso são usados em pastoreio onde conseguem enxergar uma região muito maior. Todos enxergam melhor os corpos em movimentos e por essa razão pequenos movimentos tem interpretações distintas no cão, desde movimentos bruscos de mãos ou mesmo alterações posturais que acabam significando muito para ele.

De qualquer forma a perda da visão por doenças oculares ou sistêmicas podem comprometer muito a qualidade de vida do seu cão limitando suas atividades e deixando-o inseguro e triste. Nesse próximo mês de junho o Hospital Veterinário Pet Care promove uma campanha de avaliação oftalmológica que será divulgada nos próximos dias.

Para saber mais sobre as principais doenças oculares acompanhe o nosso site, blog, facebook e twitter durante as próximas semanas.

O serviço de Oftalmologia Veterinária do Hospital Veterinário Pet Care quer oferecer ao proprietário de cão e gato pequenas informações que poderão ajudar na identificação precoce do início de déficit visual e possíveis doenças oculares. Quanto antes identificarmos esses problemas maiores serão as chances de mantermos a acuidade visual do seu melhor amigo.

Visão do Homem

VISÃO DO HOMEM

 

Visão do Cão

VISÃO DO CÃO

 

Visão do Cão com Catarata Hipermatura

VISÃO DO CÃO COM CATARATA HIPERMATURA

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

11 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

11 3740-2152

11 99451-6319

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

11 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

11 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia