Home / CÃES E GATOS / VERME DO CORAÇÃO

 

Cães que frequentam região de praia ou litoral principalmente do Oceano Atlântico precisam prevenir Dirofilariose ou Verme do Coração.

O verme do coração tem aproximadamente entre 15 a 18 cm e se aloja dentro do coração de cães e gatos causando com o tempo insuficiência cardíaca. Cachorros podem ter um grande número de vermes no coração, enquanto gatos tem um número menor ( de 1 a 3 vermes). Os sintomas vêm com o tempo, como cansaço e muita tosse e, em gatos, também temos os vômitos.

 

Existem medicamentos preventivos para dirofilariose que são orais porém devem ser administrados mensalmente e tem uma injeção subcutânea anual (Proheart) que deixa seu animal protegido por 12 meses. Existem também alguns medicamentos spot on, ampolas líquidas que são aplicadas no pescoço do animal (Revolution), é interessante também o uso de coleiras que evitem a picadas de mosquitos, pois a transmissão é feita pela picada de vários tipos de mosquitos e pernilongos presentes em toda a costa do Brasil e na beira de represas.  A zona de maior incidência da dirofilariose é na costa brasileira e mata atlântica  (como vemos no mapa)

Como a doença é transmitida por mosquitos, não é necessário que  precisa o animal frequente a praia para contrair. Por exemplo seu cachorro não vai a praia mas o da vizinha vai e ele esta infectado com a doença se alguém mosquito transmissor picar ele e depois o seu cachorro, a doença pode ser contraída.

Na zona litorânea também tem alta incidência de doenças transmitidas por carrapato e leishmaniose?

Sim, na região litorânea toda do Brasil e região de represas e rios existem mosquitos transmissores da leishmaniose e também uma maior incidência de carrapatos que transmitem sérias doenças. Além de no verão, ter alta chance de contaminação com pulgas, por isso é de suma importância usarmos medicamentos preventivos contra estes parasitas. (Bravecto, Coleira Seresto, Simparica, Coleira Scalibor, NexGard, Frontline)

Somente o médico veterinário poderá indicar qual melhor remédio(s) para prevenir doença no seu cão ou gato.

Então cachorros não podem ir à praia?

Cães podem ir a praia desde que seja permitido animais. Muitas praias brasileiras não permitem a presença de animais,isto porque, praia é um lugar onde as pessoas andam descalças e cachorros com verminose ao fazerem suas necessidades na praia contaminam a areia, e podem causar a disseminação de bicho geográfico, que nada mais é que a larva do verme ancilóstomo canino.

Por isto, recolher as fezes do seu animal é importante para saúde pública!

Se você levar seu pet para a praia, não esqueça de levar bastante água fresca, providenciar área com sombra para descansar, deixar se molhar e se tiver áreas não cobertas de pelo principalmente focinho e orelhas usar protetor solar apropriado cara cachorro.

Por isso é muito importante o diagnóstico e a prevenção. 

 

 

 

Artigos Relacionados
Câncer de mama em cadelas e gatas: como prevenir?

Câncer de mama em cadelas e gatas: como prevenir?

Produzido em parceria com a Dra. Jaqueline Rodrigues Simões Azeredo Gonçalves, médica veterinária no setor de oncologia do Pet Care. O câncer de mama em cadelas e gatas é uma das maiores preocupações para os familiares de pets fêmeas. Não é à toa: é o tumor mais comum...

O que é a doença do verme do coração e como preveni-la

O que é a doença do verme do coração e como preveni-la

Produzido em parceria com o Dr. Vinícius Dayoub, médico veterinário do Pet Care. Você já ouviu falar em dirofilariose? Talvez, conheça essa condição pelo seu nome popular, que é um pouco menos complicado: doença do verme do coração. Ela afeta tanto cães quanto gatos,...

Quem são os médicos veterinários do Pet Care?

Quem são os médicos veterinários do Pet Care?

Produzido em parceria com a Dra. Andrea Barbosa e a Dra. Mariana Di Vincenzo, médicas veterinárias do Pet Care. Quando você vai a uma unidade do Pet Care, seu pet recebe o melhor que a medicina veterinária tem a oferecer. Mas o que exatamente isso significa? É claro...

Mais Categorias