Antes de tudo, precisamos ter consciência que não é comum nosso pet ter mau hálito. A boca do seu pet pode dar informações valiosas sobre como anda a saúde dele. Fique sempre de olho em qualquer alteração que ele possa apresentar nos dentes e na gengiva. Caso você perceba qualquer tipo de alteração como gengiva escura, leve imediatamente ao Pet Care mais próximo de você. Contamos com especialistas em odontologia prontos para atendê-los.
Normalmente, o pet começa a trocar os dentes por volta dos 4 meses, e é nesse período que a incluímos na escovação no nosso pet. Entender os procedimentos e como fazê-los da maneira correta é o melhor método para prevenir doença periodontal. A escovação é importante, pois remove mecanicamente a placa bacteriana que se forma sobre os dentes e que dá início ao processo inflamatório.
O reforço positivo é o ponto-chave para o animal aceitar a escovação! Com o comprometimento constante e dicas certas, esse processo vai se tornando um hábito, tanto para o tutor quanto para o pet. Veja agora algumas informações sobre como tornar este processo mais fácil e também quais produtos utilizar.
Caso você nunca tenha escovado os dentes do seu cachorro, é importante levá-lo ao veterinário antes de iniciar a escovação, pois ele já pode apresentar alguma doença periodontal. Neste caso, o ato da escovação pode causar dor, dificultando ainda mais o processo introdutório da escovação.
Muitas pessoas não têm esse conhecimento, mas a doença periodontal pode causar grandes danos a saúde de seu pet. Se tem mau hálito, provavelmente tem problema. Com o tempo a doença oral migra e danificam outros órgãos como coração, rins e fígado e propicia também ao aparecimento de câncer oral e outros.
Pensando nisso, criamos esse site que pode te ajudar na avaliação oral inicial do seu pet. (https://saudeoral.petcare.com.br/ esse site vai te ajudar a identificar o estágio)
Depois desta avaliação inicial siga os passos abaixo para realizar o reforço-positivo:
- Comece com um carinho a face;
- Manipulação da face;
- Massageie a gengiva com os dedos;
- Massagear com gaze ou dedeira;
- Escovar os dentes.
Existem produtos que podem facilitar a escovação?
Há grande variedade de produtos no mercado pet que sugerem promover a saúde oral, combatendo a placa bacteriana e o tártaro. É importante ressaltar que nenhum produto consegue substituir ou ter a mesma eficácia da escovação dental. Entretanto, alguns produtos podem ser usados em combinação para se alcançar maior eficiência na prevenção da doença periodontal. A Virbac, muito conhecida no mundo pet, é o primeiro laboratório do mundo a se dedicar exclusivamente à saúde animal. Ela conta com diversos produtos para a higienização oral do seu pet e muito mais. A pasta de dente CET da Virbac é a melhor aceita pelos pets.
A escovação deve ser levada a sério, pois pode trazer problemas graves como: placa bacteriana, inflamação na gengiva, doenças renais, cardíacas e ósseas, os sintomas vão desde o mau hálito, sangramento, dor até a dificuldade de se alimentar.
Bom, agora que você já tem conhecimento da importância da escovação, agende uma consulta sem compromisso com um dos nossos especialistas.