Home / CÃES E GATOS / Veja alguns passos de como escovar os dentes do seu pet corretamente.

Antes de tudo, precisamos ter consciência que não é comum nosso pet ter mau hálito. A boca do seu pet pode dar informações valiosas sobre como anda a saúde dele. Fique sempre de olho em qualquer alteração que ele possa apresentar nos dentes e na gengiva. Caso você perceba qualquer tipo de alteração como gengiva escura, leve imediatamente ao Pet Care mais próximo de você. Contamos com especialistas em odontologia prontos para atendê-los.

 Normalmente, o pet começa a trocar os dentes por volta dos 4 meses,  e é nesse período que a incluímos na escovação no nosso pet. Entender os procedimentos e como fazê-los da maneira correta é o melhor método para prevenir doença periodontal. A escovação é importante, pois remove mecanicamente a placa bacteriana que se forma sobre os dentes e que dá início ao processo inflamatório.

O reforço positivo é o ponto-chave para o animal aceitar a escovação! Com o comprometimento constante e dicas certas, esse processo vai se tornando um hábito, tanto para o tutor quanto para o pet. Veja agora algumas informações sobre como tornar este processo mais fácil e também quais produtos utilizar.

 Caso você nunca tenha escovado os dentes do seu cachorro, é importante levá-lo ao veterinário antes de iniciar a escovação, pois ele já pode apresentar alguma doença periodontal. Neste caso, o ato da escovação pode causar dor, dificultando ainda mais o processo introdutório da escovação.

 Muitas pessoas não têm esse conhecimento, mas a doença periodontal pode causar grandes danos a saúde de seu pet. Se tem mau hálito, provavelmente tem problema. Com o tempo a doença oral migra e danificam outros órgãos como coração, rins e fígado e propicia também ao aparecimento de câncer oral e outros.

 Pensando nisso, criamos esse site que pode te ajudar na avaliação oral inicial do seu pet. (https://saudeoral.petcare.com.br/ esse site vai te ajudar a identificar o estágio) 

 Depois desta avaliação inicial siga os passos abaixo  para realizar o reforço-positivo:

  • Comece com um carinho a face;
  • Manipulação da face;
  • Massageie a gengiva com os dedos;
  • Massagear com gaze ou dedeira;
  • Escovar os dentes.

Existem produtos que podem facilitar a escovação?

Há grande variedade de produtos no mercado pet que sugerem promover a saúde oral, combatendo a placa bacteriana e o tártaro. É importante ressaltar que nenhum produto consegue substituir ou ter a mesma eficácia da escovação dental. Entretanto, alguns produtos podem ser usados em combinação para se alcançar maior eficiência na prevenção da doença periodontal. A Virbac, muito conhecida no mundo pet, é o primeiro laboratório do mundo a se dedicar exclusivamente à saúde animal. Ela conta com diversos produtos para a higienização oral do seu pet e muito mais. A pasta de dente CET da Virbac é a melhor aceita pelos pets.

A escovação deve ser levada a sério, pois pode trazer problemas graves como: placa bacteriana, inflamação na gengiva, doenças renais, cardíacas e ósseas, os sintomas vão desde o mau hálito, sangramento, dor até a dificuldade de se alimentar.

 Bom, agora que você já tem conhecimento da importância da escovação, agende uma consulta sem compromisso com um dos nossos especialistas.

Artigos Relacionados
Os dentes do meu pet estão caindo. Devo me preocupar?

Os dentes do meu pet estão caindo. Devo me preocupar?

Notar que os dentes do seu pet estão caindo pode ser preocupante. Será que é normal? Acontece só com filhotes? Pode ser sinal de doença? E o que fazer se um dente cair do nada? Neste post, vamos responder essas e outras dúvidas comuns sobre a queda dos dentinhos dos...

Escovar os dentes dos pets: um desafio possível em qualquer idade

Escovar os dentes dos pets: um desafio possível em qualquer idade

Muitos sabem da importância de escovar os dentinhos dos pets, mas inserir esse hábito na rotina nem sempre é fácil.  Se o cachorro ou gato não foi acostumado desde filhote, pode parecer um desafio impossível — mas, com paciência, carinho e as técnicas certas de...

Que tipo de brinquedo é saudável para o meu pet?

Que tipo de brinquedo é saudável para o meu pet?

O que influencia na saúde do seu pet? Muitos fatores, né? Se você pensou em alimentação, consultas veterinárias, hidratação ou até amor, acertou! Mas tem um item que raramente surge como resposta imediata para essa pergunta, embora também tenha relevância: os...

Crescendo saudável: como alimentar meu pet em cada fase da vida

Crescendo saudável: como alimentar meu pet em cada fase da vida

Você sabe como alimentar o seu pet? Antes de responder, tenha em mente que a resposta para essa pergunta varia ao longo da vida de cães e gatos. Conforme eles ganham idade, seu metabolismo muda, assim como suas demandas energéticas e necessidades nutricionais.  A...

Hipertermia em pets: como identificar e prevenir

Hipertermia em pets: como identificar e prevenir

A hipertermia em pets é um risco que merece atenção especial no verão. Assim como nós, cães e gatos sofrem com o calor excessivo, mas eles têm uma desvantagem: seu corpo não regula a temperatura de forma tão eficiente quanto o nosso. Então, quando a temperatura sobe,...

Mais Categorias