A castração de cães e gatos fornece muitos benefícios à saúde deles. O animal será mais saudável devido aos níveis mais baixos de hormônios sexuais.
Os altos níveis destes hormônios, tais como aqueles encontrados em animais não castrados, podem estar relacionados a doenças, como o câncer de próstata em machos, problemas de pele e câncer de mama nas fêmeas. A castração fará com que o animal tenha menor chance de desenvolver essas doenças, se for castrado antes dos 7 meses de idade.
O cão, por exemplo, vai apresentar menor comportamento territorial, como demarcar áreas com urina. Um cão castrado também será menos agressivo, pois a agressividade está muita relacionada com o nível de hormônio masculino. O gato não castrado tende a demarcar muito o território com urina e acaba causando um problema desagradável de convívio pelo cheiro de urina que impregnará os móveis.
Essas vantagens também se equivalem em relação às fêmeas, tendo em vista de que se a castração for realizada cedo, as chances de desenvolverem câncer de mama reduzem bastante. Podem ser evitadas doenças uterinas, como a piometra, alterações ovarianas e gravidez imaginária.
Quando uma fêmea está no cio, um cão não castrado pode sentir o cheiro de longe e isso faz com que saia de casa e encontre oportunidade para cruzar com a cadela, correndo riscos como briga com outros cães, atropelamentos etc. Por outro lado, um animal castrado pode se tornar mais sedentário e, às vezes, ganhar peso, mas isso não tende a ser uma regra.
Um animal castrado não é capaz de reproduzir, ajudando a controlar o problema da superpopulação de animais abandonados.
A cirurgia é um procedimento que tende a ser simples, porém o animal deve passar por uma avaliação veterinária e realizar os exames pré-operatórios necessários.