Home / CÃES / Cuidando do seu bichinho / Tempo seco pode prejudicar a saúde dos pets

Os dias de baixa umidade relativa do ar e grandes variações de temperatura aumentam o risco de transmissão de conjuntivite, gripe e carrapatos aos pets.

As alterações bruscas de temperatura ao longo do dia e o tempo seco, aliados ao baixo índice de chuvas faz com que gatos e cachorros sofram. No Pet Care, os atendimentos chegaram a aumentar em até 30% com ocorrências ligadas ao clima. Além dos problemas respiratórios e oftalmológicos, as infestações de carrapatos também crescem.

Quando as temperaturas caem, as chuvas diminuem e os gramados e pastagens ficam mais secos, as populações de carrapatos aumentam consideravelmente e o risco de viver uma infestação torna-se maior.

Além do incômodo e da coceira, os carrapatos trazem juntos algumas doenças que podem ser letais para o animal de estimação e mesmo para o homem. Erlichiose, Babesiose e Doença de Lyme são as mais comuns entre os cães.

Já entre o homem, temos Febre Maculosa que pode chegar até a sua casa com os carrapatos trazidos pelo seu cão depois de um passeio no campo, parque ou mesmo na pracinha mais perto da sua casa. Por isso é preciso manter a prevenção aplicando produtos adequados tanto no animal quanto no ambiente.

Assim como os humanos, os cães também podem sofrer com problemas respiratórios nos meses de frio e ar seco. Causados por vírus ou bactérias, esses quadros apresentam sintomas semelhantes ao de qualquer resfriado: tosse, espirros, febre, falta de apetite e coriza – e são chamados de tosse dos canis ou traqueobronquite.

Essas doenças podem ser causadas pelos vírus parainfluenza e adenovírus tipo 2, que não são transmissíveis ao homem, e pela bactérias Bordetella bronchiseptica. Para prevenir, o ideal é manter a vacinação em dia, evitar aglomerações e, se o pet dorme do lado de fora da casa, é preciso cuidar também para que ele tenha um local protegido.

O tempo seco também reduz a quantidade de lágrimas nos olhos, deixando os animais mais vulneráveis à poluição, vírus e bactérias. Manter em dia a higiene da região dos olhos e ampliar a oferta de água para manter a hidratação como um todo dos animais são dicas do Pet Care para evitar problemas.

Artigos Relacionados
Meu gato está seguro? Tudo sobre FIV e FeLV!

Meu gato está seguro? Tudo sobre FIV e FeLV!

FIV e FeLV são doenças que geram preocupação em qualquer um que ame gatinhos. É compreensível, já que elas são conhecidas por serem silenciosas, altamente transmissíveis e sem cura. Mas com informação e cuidados adequados, é possível proteger os pets saudáveis e dar...

Como levar seu gato ao veterinário sem estresse? Dicas essenciais!

Como levar seu gato ao veterinário sem estresse? Dicas essenciais!

Levar o gato ao veterinário pode ser uma missão desafiadora. Muitos felinos ficam ansiosos, desconfortáveis e até resistem ao transporte, tornando o momento estressante para eles e para você. Mas sabia que existem formas de tornar essa experiência muito mais...

Como fazer seu gato beber mais água? Dicas simples e eficazes!

Como fazer seu gato beber mais água? Dicas simples e eficazes!

Se você tem um gatinho em casa, já deve ter percebido: eles não são exatamente fãs de hidratação. Fazer o gato beber água com mais frequência é um dos grandes desafios dos tutores, já que, como você já sabe, isso é algo fundamental para manter a qualidade de vida do...

Vacinas para gatos: quais são as essenciais e quando aplicá-las?

Vacinas para gatos: quais são as essenciais e quando aplicá-las?

As vacinas para gatos são mais do que uma rotina de cuidados: elas criam a barreira entre o seu amigo e uma série de doenças. Se você já se pegou apreciando o seu gato explorando cada cantinho da casa com curiosidade, ou se aconchegando no sofá como se não houvesse...

Mais Categorias