Home / CÃES E GATOS / Comportamente Cães / Seu cachorro tem coprofagia? O que isso pode trazer de problemas e o que pode ser feito?

Muitos clientes chegam ao Pet Care com essa queixa: “meu cachorro come fezes”. Alguns cães desenvolvem o desagradável hábito de comer fezes. Isso é mais comum em filhotes ou animais jovens, principalmente fêmeas. É mais observada em raças pequenas, como shih-tzu, yorkshire e lhasa-apso. Gatos também podem apresentar o problema. Eles podem ingerir as próprias fezes ou de outros animais, isto se torna quase um comportamento compulsivo.

A ingestão de fezes (coprofagia) deve ser desencorajada e pode causar alguns problemas ao animal, como transmissão de vermes intestinais, bactérias e agentes causadores de zoonoses (doença que pode ser transmitida aos seres humanos pelos animais).

Algumas causas podem ser atribuídas a esse hábito:
– Necessidade de atenção;
– Estresse;
– Simples curiosidade;
– Deficiências na produção de enzimas digestivas; deficiência de vitaminas e minerais;
– Verminoses;
– Consumo de ração de baixa qualidade;
– Realização de poucas refeições ao dia.

Caso o animal apresente algum tipo de alteração devido à ingestão de fezes, tais como diarreia ou vômitos, deve-se levá-lo em uma consulta veterinária para tratamento e orientações com relação a esse tipo de comportamento.

Em alguns animais, nada parece conseguir parar este comportamento. De qualquer forma, existem algumas sugestões que podem ajudar:

1. Remover as fezes do local diariamente. Evitar o acesso às caixas sanitárias de gatos.

2. Não confinar seu cão em uma área onde ele defeca.

3. Providenciar exercícios regulares para seu animal.

4. Um ou mais exames laboratoriais podem ser necessários para eliminar as possíveis causas desconhecidas.

5. Informar seu veterinário com uma descrição precisa da dieta atual do animal, incluindo petiscos.

6. Uso de medicamentos que tornariam as fezes “desagradáveis”.

Para maiores informações e orientações gerais para resolver o problema do seu animal, você pode levá-lo para uma consulta com nossos clínicos em alguma das unidades do Pet Care.

Artigos Relacionados
Dermatite atópica em cães: como identificar, tratar e prevenir?

Dermatite atópica em cães: como identificar, tratar e prevenir?

Produzido em parceria com o Dr. Leandro Haroutune Hassesian Galati, médico veterinário dermatologista do Pet Care.  Coceira constante, vermelhidão e lesões: a dermatite em cachorro é uma doença que compromete a saúde e a qualidade de vida dos nossos pets. ...

Cachorros sentem calor? Cuidando do seu pet em dias quentes!

Cachorros sentem calor? Cuidando do seu pet em dias quentes!

Todo ano é a mesma coisa: o verão vai se aproximando, os termômetros vão subindo e a gente começa a fazer planos para aproveitar os dias quentes, de preferência com muita sombra e água fresca. Mas você sabia que também é preciso...

ProHeart: saiba mais sobre a proteção contra o verme do coração

ProHeart: saiba mais sobre a proteção contra o verme do coração

Produzido em parceria com o Dr. Vinícius Dayoub, médico veterinário do Pet Care. O ProHeart é um medicamento injetável utilizado para a prevenção da dirofilariose, uma doença transmitida por mosquitos que afeta cães e gatos, mas é muito mais comum em cachorros. Em seu...

Vacina para cachorro filhote: um guia completo!

Vacina para cachorro filhote: um guia completo!

Produzido em parceria com a Dra. Priscila Gouvea, médica veterinária do Pet Care Animália. Você sabia que a vacina para cachorro filhote é a principal barreira de proteção contra muitas doenças graves e até fatais? Nos primeiros meses de vida, os filhotes ainda estão...

Mais Categorias