Home / CÃES / Casos Clínicos / Sangramento nasal em cães

Sangramento nasal em cães é um sintoma bastante comum. O animal pode sangrar de um lado só ou nas duas narinas. O problema é sempre sério, pois pode levar o cão à um estado de anemia profunda.

As causas mais comuns são:

– Doença do carrapato: Ehrlichiose ou Babesiose são os nomes das doenças mais comuns transmitidas por carrapato que podem causar sangramento nasal.

– Corpo estranho: Muitas vezes, um corpo estranho como pedaços de pau, grama, sementes etc., entra nas narinas do cão, causando sangramento. Geralmente acontece de um lado só.

– Problemas dentários: Problemas nas raízes dos dentes, principalmente os caninos (doença periodontal severa), podem chegar a perfurar o osso nasal e causar sangramento.

– Envenenamento: O sangramento pode ser por veneno de rato, por picada de cobra ou qualquer outro químico que diminua a coagulação sanguínea.

– Tumores nasais: São comuns em animais mais velhos e às vezes mais difíceis de serem curados.

Para dar um diagnóstico da causa do sangramento precisaremos fazer, além da consulta, exames de sangue, radiografia, rinoscopia e até tomografia, em alguns casos, para dar uma rápida solução ao problema. É sempre um desafio encontrar a causa do sangramento nasal e tratá-lo o mais rápido possível.

O PET CARE Hospital 24 horas tem toda a aparelhagem para o diagnóstico e todos os materiais para provas de coagulação, exames de doença de carrapato, soro antiofídico e antídoto para envenenamentos, além de contar sempre com material para transfusão de sangue.

Artigos Relacionados
Bravecto 365: proteção prolongada contra pulgas e carrapatos

Bravecto 365: proteção prolongada contra pulgas e carrapatos

Pulgas e carrapatos não escolhem hora nem lugar para atacar. Ativos o ano inteiro, esses parasitas podem entrar em contato com o seu pet durante passeios, no jardim ou até dentro de casa. Como eles transmitem doenças, evitá-los é mais do que promover conforto – é uma...

Dermatite atópica em cães: como identificar, tratar e prevenir?

Dermatite atópica em cães: como identificar, tratar e prevenir?

Produzido em parceria com o Dr. Leandro Haroutune Hassesian Galati, médico veterinário dermatologista do Pet Care.  Coceira constante, vermelhidão e lesões: a dermatite em cachorro é uma doença que compromete a saúde e a qualidade de vida dos nossos pets. ...

Cachorros sentem calor? Cuidando do seu pet em dias quentes!

Cachorros sentem calor? Cuidando do seu pet em dias quentes!

Todo ano é a mesma coisa: o verão vai se aproximando, os termômetros vão subindo e a gente começa a fazer planos para aproveitar os dias quentes, de preferência com muita sombra e água fresca. Mas você sabia que também é preciso dar atenção especial ao seu melhor...

Mais Categorias