Todos nós sabemos e reconhecemos a importância das vacinas no controle epidemiológico de inúmeras doenças tanto no homem como nos animais.
Dentre as principais doenças dos cães, destacamos a Raiva, Cinomose, Parvoviose, Coronavirose, Hepatite, entre outras. Já nos gatos destacamos as doenças do Complexo Respiratório Felino. Assim, a recomendação é que todos os cães e gatos sejam vacinados anualmente contra as principais doenças.
Dependendo do grau de exposição e contato com roedores (ratos), os pets também recebem indicação de vacinação semestral contra Leptospirose e, se tiverem contato direto com outros cães, ficam em hotel ou frequentam muito banho e tosa, podem receber a vacina contra Gripe dos Canis (Bordetella).
A grande maioria dos animais pode apresentar dor local e algumas vezes uma pequena febre decorrente da aplicação dessas vacinas. Outros animais (uma porcentagem muito pequena) podem apresentar reações alérgicas que variam no grau de intensidade e de gravidade. É o que chamamos de reação anafilática ou anafilactóide.
Para esses animais devemos reconsiderar a necessidade e indicação de fazer a vacinação anual. Devemos levar em conta o risco de contrair essas doenças e o grau de exposição a esses vírus. Muitas vezes o risco de contrair a doença é muito pequeno e por isso não devemos correr o risco de vacinar esses animais com vacinas polivalentes (V8 e V10).
Devemos lembrar que a vacinação da Raiva é obrigatória e deve ser realizada todo ano para todos os cães e gatos. Se ainda assim o seu veterinário decidir vacinar esse animal “alérgico”, alguns cuidados devem ser tomados:
– Fazer a vacinação pela manhã e nunca no final de semana. Normalmente a reação ocorre entre 5 minutos e 6 horas após a vacinação. Assim, fazendo a vacina pela manhã, caso algo aconteça você tem como entrar em contato com o seu veterinário (o consultório ainda estará aberto e o seu animal poderá ser medicado).
– O seu veterinário deverá prescrever medicação preventiva por via oral 3 a 4 dias antes da vacina.
– No dia da vacina o seu animal deverá receber medicação injetável 10 minutos antes da vacina para prevenir a reação anafilática.
– Evitar a aplicação de vacinas polivalentes.
– Não fazer todas as vacinas no mesmo dia.
– Deixar o seu animal em observação por pelo menos 6 horas depois das vacinas.
Reforçamos que somente uma porcentagem muito pequena dos cães e gatos apresentam esse tipo de reação e por isso o procedimento da vacinação é um ato seguro e realizado sem riscos na grande maioria dos animais domésticos.
O serviço de imunização do Hospital Veterinário PET CARE pode dar essas e outras informações sobre as principais indicações e cuidados com as vacinas.