Todo tratamento odontológico veterinário, do mais simples ao mais complexo, deve ser sempre realizado por um especialista e com o auxílio do raio-x intraoral. Por isso, vamos entender melhor como funciona o raio-x em cães e gatos para esse viés.
Para que serve o raio-x intraoral em cães e gatos?
Durante uma consulta, o veterinário irá examinar toda a boca do seu pet. Ele consegue ver superficialmente se há fraturas, como um dente quebrado no seu animal, gengivite, tártaro e até mesmo uma doença periodontal instalada — mas ele não poderá avaliar o que existe abaixo da linha da gengiva, ou seja, as raízes, os tecidos e as estruturas ósseas que envolvem os dentes.
Nós, humanos, quando vamos ao dentista, também fazemos radiografias dos dentes para saber se existem alterações a serem tratadas. É para isso que existe esse raio-x para cães e gatos.
As radiografias odontológicas são muito importantes para que o dentista veterinário tenha um diagnóstico preciso e possa estipular o tratamento adequado para a boca do seu pet. Por isso, podemos afirmar que um tratamento odontológico só é completo e eficaz se o raio-x intraoral for utilizado.
Com as imagens, o profissional poderá verificar se um dente deve ser extraído ou pode ser tratado, qual a mobilidade dos dentes, se existe perda ou reabsorção óssea, além de possíveis inflamações, lesões e até tumores.
O raio-x intraoral também ajuda a evitar procedimentos desnecessários e a prevenir o agravamento de problemas dentários que causem dor.
Precisa sedar o cachorro ou gato para o raio-x?
Sim, por segurança, os pets precisam ser anestesiados para que as radiografias sejam feitas. Evita-se, assim, que eles se mexam durante o procedimento.
Como é feito o raio-x intraoral em cachorro e gato?
O cachorro ou gato é posicionado com cuidado, e um pequeno sensor de imagem é inserido dentro de sua boca, próximo aos dentes e gengivas. Esse sensor é sensível aos raios-x e capta as imagens das estruturas internas da boca. Durante o procedimento, todos os dentes são radiografados, um por um.
O raio-x intraoral é feito antes, durante e após o tratamento odontológico para ter a certeza de que tudo foi tratado corretamente e houve 100% de sucesso no procedimento.
No Pet Care, seu melhor amigo sai com a boca perfeita, e você recebe um relatório completo do que foi feito durante o tratamento.
Exposição radiológica do raio-x em cães e gatos
Apenas uma pequena quantidade de radiação é utilizada para realizar o raio-x intraoral, não havendo relatos de efeitos nocivos da radiação nos pets até hoje. De qualquer forma, é recomendado que os animais e veterinários utilizem aventais de chumbo e outros equipamentos de proteção para minimizar a exposição à radiação, assim como nos exames realizados em seres humanos.
Viu como esse tipo de raio-x em cães e gatos é muito importante para os tratamentos odontológicos? A limpeza ou o tratamento dos dentes sem radiografias é, na maioria dos casos, insuficiente. Por isso, procure um profissional que esteja, de fato, comprometido em cuidar da saúde e bem-estar do seu melhor amigo.
E não se esqueça de agendar o check-up veterinário anual com os nossos especialistas do Pet Care para cuidar da saúde oral do seu pet.
Faça um agendamento para consulta veterinária no Pet Care e deixe seu animalzinho em boas mãos!
Fontes:
VCA Hospitals