Quais são os exames que detectam doenças do coração?

Compartilhe

Quais são os exames que detectam doenças do coração? 31 de agosto de 2021

 

Cães e gatos podem apresentar problemas de coração. O mais comum são disfunções no funcionamento de válvulas cardíacas, onde o veterinário diz que seu animal está com sopro no coração, problemas de funcionamento do músculo cardíaco hipertrofiado ou dilatado, podendo até mesmo causar arritmias. O coração doente bombeia menor quantidade de sangue fazendo com que o animal fique mais fraco e sem fôlego, pois vai faltar oxigênio nos tecidos. Mesmo assim, lembramos que poucas vezes têm um enfarto.

Quais os principais sintomas nos cães?

  • Cansaço ao sair para passear e logo quer voltar para casa
  • Dorme muito mais que antigamente
  • Não quer saber mais de brincar tanto
  • Tosse como se estivesse engasgado toda hora
  • Fica com a língua azulada
  • Desmaios
  • Perda de peso

 

Quais os principais sintomas nos gatos?

  • Perda de apetite
  • Perda de peso
  • Apatia (preguiça)
  • Aumento da frequência respiratória (respira mais rápido e ofegante)
  • Paralisia das pernas traseiras, acompanhada de muita dor e gritos devido a formação de trombos

 

Tanto cães como gatos, quando vão ficando mais velhos, podem apresentar um destes sintomas, e nesse caso é preciso visitar o médico veterinário que irá realizar um exame clínico, auscultar o coração, medir a pressão e fazer exames de imagem, se notar alguma alteração. Por isso, o check-up anual do animal é muito importante para prevenir que a doença possa evoluir rapidamente.

Quais os exames necessários para detecção das doenças do coração?

Mensuração da pressão arterial periódica
É de vital importância na manutenção e controle de doenças crônicas, adequando o tratamento e as doses de medicamentos para manutenção da saúde e qualidade de vida do paciente. É feito por um método não invasivo avaliado por doppler. A indicação desse meio diagnóstico é responsabilidade exclusiva do médico veterinário. A mensuração é feita em poucos minutos.

Eletrocardiograma

O eletrocardiograma registra a atividade elétrica do coração em relação a determinado período de tempo e proporciona informações úteis ao diagnóstico e ao controle de doenças cardíacas e sistêmicas. O eletrocardiograma é um exame essencial para animais que irão ser anestesiados, pois é o exame que detecta arritmia cardíaca. O exame dura menos que 5 minutos.

Ecocardiograma com Doppler

O exame ultrassonográfico cardíaco (ecocardiograma) permite obter informações sobre o tamanho e a função das câmaras cardíacas, espessura das paredes, integridade valvar, padrões de fluxo sanguíneo e alguns indicadores da função ventricular, auxiliando de maneira decisiva no diagnóstico e no tratamento de cardiopatias. Com o doppler, as possibilidades de diagnóstico avançaram ainda mais. Ele mostra precisamente a direção e a velocidade do fluxo sanguíneo no coração e nos vasos, parâmetros de grande valor para diagnósticos e prognósticos do bom funcionamento do coração. O exame tem duração de aproximadamente 15 minutos.

O Pet Care possui especialistas em cardiologia felina e canina que realizam todos os exames necessários para detectar doenças cardíacas, além de possuir um centro cirúrgico de alta tecnologia para atender casos mais graves que necessitem de cateterismos e intervenções cirúrgicas cardíacas.

 

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

(11) 3050-2273

11 93224-3449

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

(11) 3740-2152

11 93224-3449

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

(11) 4305-9755

11 93224-3449

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

(11) 3019-2300

11 93224-3449

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 2507-4616

11 93224-3449

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia