Durante as primeiras quatro semanas da vida do filhote recém-nascido, a mãe proporciona as necessidades de aquecimento, nutrição e estimulação a ele. As responsabilidades do proprietário consistem na observação cuidadosa para detectar problemas antes deles se tornarem sérios.
Aquecimento: A temperatura da sala deve ser pelo menos em 21 graus centígrados. Os filhotes devem ser mantidos fora do chão frio, porque a baixa temperatura pode ser fatal para filhotes jovens que perdem temperatura muito rapidamente.
Amamentação: Um filhote saudável bem alimentado tem um abdome arredondado e parece satisfeito. Notifique o veterinário caso os filhotes fiquem inquietos ou chorem frequentemente.
Choro: Choro prolongado geralmente é sinal de algum problema e deve ser relatado ao veterinário imediatamente.
Olhos: Os olhos dos filhotes devem abrir com 10 a 14 dias de idade, sem sinais de secreção, com aparência da córnea levemente azulada.
Desmame: Quando os olhos dos filhotes já estiverem abertos, e ao redor da terceira a quarta semana de idade, já podemos iniciar gradativamente o desmame dos filhotes de acordo com a orientação do seu médico veterinário. Ninhadas maiores podem ter que iniciar o desmame mais precocemente.
Vermes: Uma amostra de fezes deve ser levada para exame laboratorial quando os filhotes estiverem com 4 semanas de idade ou proceder a vermifugação de acordo com a orientação do seu médico veterinário.
Vacinações: Uma série de imunizações deve começar com 6 a 8 semanas de idade. O veterinário recomendará um esquema apropriado de vacinações.