Home / PET HISTORIA / Histórias de superação: pets que venceram o câncer no Pet Care

Há algum tempo, outubro é conhecido como o mês de prevenção ao câncer de mama. A campanha do Outubro Rosa, que foca na saúde das mulheres, também vem ganhando espaço no universo pet. A ideia é difundir a prevenção como principal aliada na luta contra o câncer de mama em cachorros e gatos. 

O tumor que afeta as cadeias mamárias dos pets é um dos mais comuns, especialmente entre fêmeas não castradas. Contudo, é importante lembrar que existem diferentes tipos de tumores, com formas variadas de tratamento. 

Em todos os casos, quando um pet vence o câncer, é motivo de celebração. O Pet Care, que conta com um centro oncológico de primeira, acumula histórias de superação na luta contra o câncer. Neste post, vamos contar algumas delas. Acompanhe! 

Paçoca, diagnosticada com câncer nos linfonodos

A Paçoca chegou para consulta no Pet Care após seu familiar identificar, durante o carinho, alguns nódulos abaixo do pescoço e em outras áreas. Ela foi encaminhada ao Dr. Leandro Bacha, um de nossos médicos veterinários especializados em oncologia. 

A agilidade e precisão no diagnóstico são fundamentais para o sucesso no tratamento de qualquer câncer. Por meio de exames disponíveis no Pet Care, o caso foi confirmado: Paçoca foi diagnosticada com linfoma, um tumor maligno nas células de defesa. O próximo passo era definir o melhor tratamento. 

O linfoma não tem indicação cirúrgica, porque ele 

é um tumor que afeta diversos linfonodos do organismo. O tratamento, então, é a quimioterapia. Com o tratamento medicamentoso os linfonodos tendem a reduzir de tamanho.”

Dr. Leandro Bacha, médico veterinário oncologista.

Ao contrário do que ocorre com nós, humanos, a quimioterapia para pets não é tão agressiva. Paçoca passou por efeitos colaterais leves. Após algumas sessões, sempre com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar de médicos veterinários, ela foi oficialmente declarada um pet que venceu o câncer! 

Maggie, diagnosticada com câncer no cérebro

A história de Maggie começa de forma parecida: a família  notou mudanças no seu comportamento que ligaram o sinal de alerta sobre sua saúde. Quando isso acontece, só existe uma coisa a ser feita: procurar, o quanto antes, um médico veterinário. Foi exatamente o que fizeram. 

No Pet Care, Maggie passou por uma bateria de exames, incluindo uma ressonância magnética, para identificar a origem do problema. Os médicos veterinários perceberam um tumor pressionando o cerebelo. É um tumor relativamente comum, mas de difícil acesso. Ou seja: a cirurgia para remoção não era uma opção. 

O tratamento indicado para Maggie foi a radioterapia, uma modalidade capaz de destruir células tumorais por meio de radiação, agindo tanto para curar a doença quanto para reduzir o sofrimento de pacientes mais graves.  

Foram 10 sessões de radioterapia realizadas no Centro de Radioterapia Veterinária do Pet Care, o único da América Latina. 

“Confirmado o tumor, o médico veterinário indicou a radioterapia como melhor tratamento para dar qualidade de vida para a Maggie.  O atendimento foi muito bom desde o início, a equipe não mediu esforços para encontrar horários que funcionassem pra gente e, no final, tudo valeu a pena.”

– Fernando, tutor da Maggie.

Nina, diagnosticada com câncer de mama

Uma história que ainda está acontecendo, mas que já causa comoção no Pet Care, é a da Nina, uma cadelinha guerreira com 13 anos de idade que vem superando uma série de desafios. 

Um deles foi a cirurgia de mastectomia para combater o câncer nas mamas, tratamento que precisou ser complementado com sessões de quimioterapia. Hoje, Nina já está quase acabando a quimioterapia e os resultados são positivos. 

“Ela chegou aqui acabada e, eu, sem esperança. Foi tudo muito triste, mas a gente venceu essa guerra. Está dando tudo certo. Ela também está sendo acompanhada por um dermatologista, porque a cirurgia afetou um pouco a pele, mas já está se recuperando, o pêlo já está até mais bonito.“

– Janete, tutora da Nina

Janete também destaca a experiência no Pet Care, que vai além de médicos veterinários especialistas e recursos modernos para exames e tratamento:

“Aqui no Pet Care, eu recebi muito apoio e segurança.  Eles cuidam do pet e também dão todo o apoio emocional para os tutores. São profissionais ótimos, confiáveis, que eu indico para outros tutores que precisem desse tipo de atendimento.“

Existe um motivo para o Outubro Rosa ser tão importante: a campanha estimula práticas de prevenção que facilitam o diagnóstico precoce do câncer de mama em cães e gatos. Contudo, isso não se aplica apenas a esse tipo de tumor. Check-ups regulares são fundamentais para identificar e tratar, de modo eficaz, diversos tipos de câncer. 

Os médicos veterinários do Pet Care estão disponíveis para atender seu melhor amigo. Agende uma consulta e dê ao seu pet uma vida mais longa e saudável. 



Artigos Relacionados
Doação de sangue pet: como doadores do Hemovet salvam vidas

Doação de sangue pet: como doadores do Hemovet salvam vidas

Produzido em parceria com a Dra.Simone Gonçalves, médica veterinária hematologista e diretora do  Pet Care Hemovet. Sabia que seu cachorro ou gato pode salvar vidas? A doação de sangue pet é uma prática fundamental para o tratamento de diversas doenças e para a...

Coragem: uma história de superação

Coragem: uma história de superação

Sim, parecem 3 cães diferentes mas é o mesmo, a diferença é que antes ele não tinha amor nem onde morar e agora ele tem muito amor e um lar maravilhoso. O nome veio da coragem que esse cachorrinho teve em viver e hoje contaremos essa história linda para vocês......

Pet Histórias: Casal leva cão doente para uma aventura nos EUA

Pet Histórias: Casal leva cão doente para uma aventura nos EUA

Texto extraído de Revista Marie Claire Depois do seu cachorro Poh receber um diagnóstico terminal, Neil Rodriguez, que mora em Nova York, decidiu que iria passar 7 semanas incríveis ao lado do seu animal de estimação. O DJ viajou por 35 cidades dos Estados Unidos e...

Mais Categorias