Cuidar dos dentinhos do seu pet é uma forma de oferecer qualidade de vida e evitar o desenvolvimento de problemas de saúde. Ainda assim, muitos pais de pet enfrentam dificuldades para fazer uma atividade fundamental para a saúde oral: a escovação.
Se é o seu caso, não se preocupe! É normal que cães e gatos apresentem resistência no início, mas o hábito pode ser desenvolvido com paciência, prática e muito carinho.
Neste post, vamos reforçar a importância deste cuidado e ensinar como escovar os dentes do seu pet em 5 passos. Acompanhe!
A importância de escovar os dentes do seu pet
A escovação diária é fundamental para o bem-estar dos pets. E não estamos falando apenas de saúde oral. A falta de limpeza adequada gera um acúmulo de bactérias que, em casos mais graves, pode entrar na corrente sanguínea e afetar órgãos vitais, como os rins, o fígado e o coração.
Mesmo que não chegue a esse ponto, o tártaro afeta diretamente a qualidade de vida do seu melhor amigo, contribuindo para o enfraquecimento da dentição, causando dor e desconforto para mastigar, e até podendo resultar na queda dos dentes. Assim, os pets podem ter dificuldade até para morder seus brinquedos favoritos.
Por isso, é muito importante escovar os dentes deles diariamente, tanto para garantir um sorrisão sem mau hálito, quanto para garantir saúde e bem-estar.
E se o pet não deixar?
Mesmo sabendo da importância da escovação, muitos pais e mães de pets têm dificuldades para introduzi-la na rotina porque é difícil que eles aceitem de início. O desafio é ainda maior quando falamos de cães ou gatos já adultos, que não tiveram contato com a prática desde cedo.
Por isso, se o seu pet ainda é filhote, esse é o momento ideal para criar o hábito. No início, a escova pode ser substituída por uma gaze ou dedeira para que o pet se acostume ao processo. Em todos os casos, contudo, é importante que a escova seja introduzida quando chegar o momento – só com ela a limpeza é efetiva.
Passo a passo para escovar os dentes do seu pet
Você tem em casa um cachorrinho ou gatinho que, por idade ou falta de hábito, não está acostumado a escovar os dentes? Sem problemas! Siga o passo a passo abaixo para iniciar uma rotina de cuidado com a saúde oral do seu amigo.
1. Escolha os acessórios certos
A escolha de uma pasta de dente e escova ideal para o seu pet é o primeiro passo para uma boa escovação. Aqui, é importante seguir as instruções do médico veterinário odontologista e dar preferência a escovas com cerdas bem macias.
Se a escova for muito dura, pode machucar a gengiva e gerar dor e desconforto. Quando isso acontece, o pet passa a entender a escovação como um momento doloroso. Aí, a missão fica muito mais complicada.
2. Torne o momento agradável
A ideia é que o pet associe a escovação a um momento agradável, e, gradualmente, aceite-a como parte de sua rotina. Existem algumas técnicas que a família do pet pode usar para garantir isso.
Para começar, lembre-se que a escova é um objeto estranho para um cachorro ou gato. Antes de qualquer coisa, deixe que ele cheire, morda e investigue essa novidade em sua vida. Sempre que o pet colaborar, faça festa e retribua com elogios. É o que chamamos de reforço positivo.
Em um primeiro momento, você pode colocar o sachê preferido dele para que a rotina de cuidados orais seja associada a uma atividade prazerosa.
3. Use seus dedos para massagear a gengiva
Antes de avançar para a etapa de limpeza, uma prática cuidadosa é massagear a gengiva pelo lado de fora. Acaricie a bochecha do pet para que ele se acostume ao toque. Depois, passe para a gengiva de fato, tocando-a com cuidado para que o pet comece a se acostumar com a pressão na região.
4. Com gentileza, escove os dentinhos e a língua
Agora, é hora de cuidar da língua e dos dentinhos. Caso a escova ainda seja um passo grande demais para dar, comece com uma gaze ou dedeira. No caso de gatinhos, como já comentamos, você pode usar um cotonete molhado no caldo do sachê para ele associar esse momento a algo positivo, entendendo que a prática não é desagradável nem dolorida.
A ideia é realizar movimentos circulares e delicados na gengiva. Conforme o pet for se acostumando, pode tentar fazer as trocas recomendadas: a gaze ou cotonete pela escova, e o sachê pelo creme dental. Se notar que ainda há muita resistência, tudo bem ceder e recomeçar do zero, mas sempre visando o uso dos acessórios adequados.
5. Repita todos os dias
Escovar os dentes é um hábito que precisa ser gradualmente introduzido na rotina do pet. Por isso, é importante ter consistência e repetir o processo todos os dias.
Para facilitar, que tal encaixar a escovação em um momento de maior relaxamento, como depois do passeio ou da refeição? Com o tempo, a tarefa vai se tornando mais fácil tanto para o seu melhor amigo quanto para você.
Dica extra: atenção a manchinhas amareladas e amarronzadas
Mesmo após acostumar seu pet à rotina de escovação, é importante dar atenção especial a sua saúde oral. Sempre que possível, dê uma olhadinha na boca do seu pet em busca de manchas amareladas ou amarronzadas. Elas são sinais de acúmulo de bactérias, ou seja, de tártaro.
Além disso, observe se o pet apresenta mau hálito, sangramentos ou dificuldade para mastigar. Esses também são sintomas de doença periodontal.
A boa notícia é que, em todos os casos, você pode contar com os médicos veterinários do Pet Care para uma avaliação completa. Faça uma avaliação sem compromisso até o dia 15 de setembro!
Referências: