Como resistir ao pedido insistente do seu cão ou gato por um petisco a mais?
Oferecer mais comida que o necessário é um dos erros comuns e que contribuem para obesidade de cães e gatos.
O estilo de vida sedentário de muitos tutores e a maneira confinada em que cães e gatos vivem nos grandes centros urbanos são as principais causas da obesidade animal. A alimentação sempre abundante e calórica para os pets, bem como a falta de atividade física e a castração, também contribuem para este cenário. Como os animais não têm noção do perigo, e das restrições à saúde provocadas pela obesidade, cabe ao tutor fazer esse controle alimentar e incentivar a atividade física.
Alimentação
Cada etapa de vida do animal demanda uma alimentação diferente e balanceada, pois com o passar dos anos e a diminuição do metabolismo, e das atividades físicas, o animal passa a ganhar peso. Isso geralmente acontece do 5º ao 14º ano de vida. Mesmo para estes animais, é importante que o peso esteja no máximo de 15 a 20% acima do ideal.
As dietas caseiras (dietas naturais) devem ser submetidas a avaliações periódicas e frequentes do nutricionista, a cada seis meses.
Depois da castração o metabolismo do animal fica mais lento, e por isso, eles acumulam mais gordura, ou seja, precisam se exercitar mais e restringir a alimentação, escolher o alimento nas quantidades adequadas, e não se exceder nos petiscos.
Outros fatores também podem influenciar no controle do apetite, metabolismo e homeostase. A predisposição genética de algumas raças, gênero sexual, castração e as alterações hormonais são alguns deles.
Como saber se meu cão ou gato está obeso?
O Escore de Condição Corporal* se concentra na aparência do seu cão/gato, porque verificar apenas o peso, não dá uma indicação de uma forma saudável.
Verifique também se seu pet está ganhando muito peso usando uma abordagem em três etapas: olhar, sentir e pesar.
1. Observe seu comportamento e condição corporal. Ele está um tanto letárgico ou se cansa facilmente? O estômago dele está flácido ou você pode ver a cintura e a dobra do abdômen atrás das costelas?
2. Sinta as costelas – você só consegue senti-las com uma forte pressão?
3. Pese seu cão/gato – com a pesagem regular, você pode monitorar qualquer ganho de peso. Seu médico veterinário pode informar o peso ideal com base no peso atual e avaliando a pontuação do escore de condição corporal.
Como fazer para ajudar seu cão e gato com sobrepeso a perder peso?
A ótima notícia é que os cães e gatos com sobrepeso e obesos podem ser tratados. Cães e gatos com peso ideal têm mais qualidade de vida e vivem mais do que os obesos.
Portanto é importante prestar atenção na alimentação e nos exercícios de seu cão e gato. O ideal é conversar com seu médico veterinário para avaliar qual é a melhor dieta para seu pet, baseado no estilo de vida e nas necessidades nutricionais do animal.
No Pet Care temos veterinários especialistas em nutrição animal capazes de fornecer uma orientação personalizada para seu mascote, não apenas baseado na raça, idade e sexo, mas levando em consideração fatores como: condições de saúde existentes, e se o cão ou gato foi castrado ou não. Agende uma consulta!
*Informe-se com seu médico veterinário sobre a utilização da tabela.
Ilustração a partir do ECC Royal Canin