Home / CÃES / Curiosidades Cães / Microchip em cães e gatos, para que serve?

Colocar um microchip é rápido, indolor e não oferece risco algum ao animal. O Microchip é um minúsculo dispositivo eletrônico que armazena um código numérico único. Não se trata de um rastreador ou GPS, mas sim um “RG” do seu animal, com o qual ele possa ser identificado em diferentes situações.

Os microchips são revestidos por um polímero bio-compatível, portanto não quebram, nem migram sob a pele, oferecendo muito mais segurança ao animal. A aplicação é indolor, rápida e segura. O animal não precisa ser contido ou sedado. Por regra, é estabelecida a aplicação na nuca do animal sob a pele. Apesar do tamanho da agulha ser grande, normalmente os animais não reclamam e nem existe sangramento no local da aplicação.

A identificação é feita em poucos segundos com o uso de uma leitora universal. As principais indicações de uso do microchip são:

– Método de identificação rápido e seguro dos animais no atendimento das clínicas veterinárias que usam microchips e leitoras. Nesse caos o animal ao chegar a clínica pode ser identificado e com isso acessar todos os seus dados cadastrados nessa clínica.

– Identificação de animais perdidos, desaparecidos ou roubados, se eles tiverem o microchip e se esse microchip for cadastrado nos bancos de dados.

– Obrigatório para viagens para a Comunidade Europeia e Japão, Taiwan, e outros países.

– Identificação de ninhadas e comprovação de parentesco (para emissão do documento de pedigree). Esse caso o criador já implanta o microchip antes de vender os animais, funcionado como um comprovante de identidade.

– Rápido acesso a bancos de dados do animal e do proprietário quando cadastrados no banco de dados.

O Hospital Veterinário PetCare realiza aplicação do Microchip e possui o leitor universal que obedecem rigorosamente aos padrões internacionais ISO 11784/11785. Todo microchip tem um banco de dados próprio e existe também banco de dados mundial para cadastramentos de animais identificados eletronicamente. Nele é possível cadastrar, procurar animais perdidos e localizar os donos de animais encontrados. O cadastramento é simples e seguro e deve ser realizado pelo tutor ou responsável pelo animal. Nesse caso cobra-se uma anuidade para a abertura de cadastro e manutenção dos dados.

Artigos Relacionados
Raças de gatos: descubra qual combina com você

Raças de gatos: descubra qual combina com você

Conhecer as raças de gatos é um passo importante para quem deseja ter um felino na família. Embora sejam igualmente cativantes, cada tipo de gato tem seu jeito — uns são mais brincalhões, outros mais reservados. Há os que adoram colo e companhia o tempo todo, enquanto...

Bravecto 365: proteção prolongada contra pulgas e carrapatos

Bravecto 365: proteção prolongada contra pulgas e carrapatos

Pulgas e carrapatos não escolhem hora nem lugar para atacar. Ativos o ano inteiro, esses parasitas podem entrar em contato com o seu pet durante passeios, no jardim ou até dentro de casa. Como eles transmitem doenças, evitá-los é mais do que promover conforto – é uma...

Meu gato está seguro? Tudo sobre FIV e FeLV!

Meu gato está seguro? Tudo sobre FIV e FeLV!

FIV e FeLV são doenças que geram preocupação em qualquer um que ame gatinhos. É compreensível, já que elas são conhecidas por serem silenciosas, altamente transmissíveis e sem cura. Mas com informação e cuidados adequados, é possível proteger os pets saudáveis e dar...

Mais Categorias