Home / CÃES / Cuidando do seu bichinho / MEU CACHORRO COMEU CHOCOLATE, O QUE FAZER?

Sempre tenha o número de um veterinário em mãos para qualquer ocorrência. Em caso de dúvidas é sempre bom ligar para o médico. O sintomas presentados quando o cachorro comeu chocolate podem variar de acordo com a quantidade ingerida do alimento e o tamanho do cachorro.

Não é aconselhável esperar os sintomas aparecerem para levar seu cão ao veterinário. O Pet Care é um hospital veterinário 24 horas completo e pronto para atender emergências, como intoxicação por chocolate em cães.

Todo chocolate é tóxico para o cachorro?

Sim. Tanto o chocolate branco como o preto, em suas várias porcentagens de cacau fazem mal. Isso inclui tudo que possa haver chocolate, como bolos, tortas, biscoitos e mousse. Todos esses podem intoxicar o seu cão dependendo do tamanho do cão, da quantidade de chocolate ingerida e do tipo de chocolate (quanto mais escuro e puro, mais tóxico).

Além de ser tóxica a teobromina demora para ser eliminada, ficando muito tempo agindo no sangue do animal, podendo ficar no organismo por até 6 dias, pois sua eliminação não acontece pelos rins, somente por via hepática.

Sinais apresetados pelo cachorro que comeu chocolate 

Os sinais de envenenamento por chocolate em pets podem variar. Alguns apresentam sintomas leves como diarreia e vômito, mas isso não significa que o caso seja menos importante. 

Os sintomas vão desde o vômito, diarreia, beber mais água e urinar muito, apresentar náuseas até arritmias cardíacas e convulsões. Em casos mais graves pode levar à morte. Hemorragia intestinal pode ocorrer em alguns casos, normalmente entre 12 e 24 horas após a ingestão.

O cachorro pode apresentar estes sintomas nas primeiras 6 a 12 horas:

  • Inquietação;
  • Diarreia;
  • Vômitos;
  • Sede fora do normal;
  • Aumento do ritmo cardíaco;
  • Urinar com maior frequência;
  • Tremor;
  • Contrações musculares.

Se você observar isso em seu cão procure manter a calma. Se ele ingerir uma pequena quantidade de chocolate talvez não apresente estes sintomas, mas se for um pedaço considerável é possível que ele passe mal após a primeira hora da ingestão do chocolate.

Ao identificar estes sintomas leve seu cão ao veterinário o mais rápido possível. É importante verificar o que ele comeu e a quantidade ingerida para relatar ao profissional.

Se ele comeu uma grande quantidade talvez o veterinário irá induzi-lo ao vômito. Não tente fazer isso em casa, somente um profissional pode fazê-lo, por isso quanto mais rápido você socorrer o cachorro melhor.

Intoxicação em cães pequenos e filhotes

O tamanho do cão também influencia na intoxicação: geralmente a intoxicação é mais comum em animais de pequeno porte, pois há maior quantidade de chocolate disponível em relação ao seu peso.

É mais comum, também, em animais mais jovens e filhotes, pois sua curiosidade natural faz com que ingiram grandes quantidades de alimentos estranhos.

Mas o cachorro comeu chocolate e não passou mal

As quantidades tóxicas não necessariamente precisam ser ingeridas de uma única vez, já que a teobromina pode permanecer no organismo por até seis dias. Em consequência disso, doses repetidas em dias sucessivos também podem levar à intoxicação.

Alguns cachorros ficam bem após comer chocolate, isso significa que aparentemente não apresentam sintomas, mas isso não quer dizer que não deva levá-lo ao veterinário. Tenha em mente que todo chocolate é prejudicial aos cães, e o diagnóstico final sempre será do médico veterinário.

O que fazer quando o cachorro comeu chocolate?

Caso você presencie o cachorro comendo chocolate siga as seguintes instruções:

  • Retire imediatamente o chocolate de perto do cachorro;
  • Mantenha o animal em uma área ventilada;
  • Guarde o resto de chocolate para mostrar ao veterinário;
  • Se o cachorro ingeriu grande quantidade leve ao veterinário o mais rápido possível;
  • Dê o máximo de informação ao veterinário, como quantidade ingerida e a hora;
  • Não induza o cachorro ao vômito;
  • Não ofereça remédios caseiros.

Infelizmente não existe antídoto para a intoxicação por teobrominas e então o tratamento deve ser de suporte para os sintomas apresentados. Trata-se de uma emergência médica.

Se o cachorro comeu chocolate em até 3 horas, o veterinário deve tentar fazer o animal vomitar o que comeu. Normalmente, devido aos vômitos e diarreia, o soro na veia deve ser instituído e por isso, muitas vezes, tem que ficar internado até controlar os sintomas.

Caso a ingestão seja de chocolate branco ou um chocolate com baixa concentração de teobromina o que pode ocorrer um quadro gastroentérico (vômito e diarreia) devido à presença de gorduras.

Em qualquer um dos casos, é sempre importante procurar uma clínica veterinária mais próxima.

Artigos Relacionados

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?