Home / CÃES E GATOS / Mau cheiro em cães e gatos

Muitas vezes nos incomodamos com o mau cheiro de nossos pets e as causas podem ser as mais diversas. A mais comum é a falta de banho, mas isso é bem mais fácil de se resolver. Durante o passeio, eles podem se esfregar em carniça ou algo com odor muito ruim, pois adoram estar impregnados com este cheiro e aí um banho resolve facilmente.

Porém, existem outras causas mais comuns de mau cheiro, mas que podem ser um sinal de alerta:
– Acúmulo excessivo de cera nos ouvidos ou otite. No caso da otite, pode causar sofrimento para seu pet, sendo preciso levar rapidamente ao veterinário.
– Bafo forte. Geralmente indica doença oral, com acúmulo de tártaro e infecção gengival (também pode ser resolvido mediante tratamento oral realizado por odontologista veterinário) e manutenção após com escovação diária dos dentes.
– Cheiro forte de podridão devido a feridas geralmente infectadas por larvas de moscas (Míiase). Precisa de tratamento veterinário urgente para retirada das larvas e curar as feridas.
– Cheiro de gambá. Geralmente liberado quando o cão ou gato fica com medo e libera o conteúdo da glândula anal (glândulas ao redor do ânus que produzem substância com cheiro muito ruim).
– Cheiro azedo de cães com doença de pele. A doença produz muita seborreia e ficam com a pele com aspecto de paquiderme (O termo remete à ideia de animais de pele espessa, dura e rugosa) e geralmente enegrecida. São animais com doença crônica de pele e precisam ser tratados por dermatologista veterinário.
– Cheiro ruim no focinho e lábios. Podem ser cães que tem pioderma de dobras, ou seja, uma dobra a mais no lábio que junta alimentos e saliva e causa extremo mau cheiro.

Podemos concluir que um pet com mau cheiro tem algo de errado e se um banho não resolver é melhor levá-lo ao veterinário, pois além deles estarem sofrendo de alguma doença, alguns tutores tendem a deixá-los em ambientes afastados para não se incomodarem com o cheiro ruim trazido por ele.

Artigos Relacionados
Rins e dentes: uma relação mais próxima do que se imagina

Rins e dentes: uma relação mais próxima do que se imagina

Você sabia que a saúde oral do seu pet pode impactar diretamente os rins? Pode parecer surpreendente, mas problemas como o acúmulo de tártaro e a inflamação das gengivas vão muito além do mau hálito.  Quando não tratados, eles podem liberar bactérias na corrente...

Os dentes do meu pet estão caindo. Devo me preocupar?

Os dentes do meu pet estão caindo. Devo me preocupar?

Notar que os dentes do seu pet estão caindo pode ser preocupante. Será que é normal? Acontece só com filhotes? Pode ser sinal de doença? E o que fazer se um dente cair do nada? Neste post, vamos responder essas e outras dúvidas comuns sobre a queda dos dentinhos dos...

Escovar os dentes dos pets: um desafio possível em qualquer idade

Escovar os dentes dos pets: um desafio possível em qualquer idade

Muitos sabem da importância de escovar os dentinhos dos pets, mas inserir esse hábito na rotina nem sempre é fácil.  Se o cachorro ou gato não foi acostumado desde filhote, pode parecer um desafio impossível — mas, com paciência, carinho e as técnicas certas de...

Que tipo de brinquedo é saudável para o meu pet?

Que tipo de brinquedo é saudável para o meu pet?

O que influencia na saúde do seu pet? Muitos fatores, né? Se você pensou em alimentação, consultas veterinárias, hidratação ou até amor, acertou! Mas tem um item que raramente surge como resposta imediata para essa pergunta, embora também tenha relevância: os...

Crescendo saudável: como alimentar meu pet em cada fase da vida

Crescendo saudável: como alimentar meu pet em cada fase da vida

Você sabe como alimentar o seu pet? Antes de responder, tenha em mente que a resposta para essa pergunta varia ao longo da vida de cães e gatos. Conforme eles ganham idade, seu metabolismo muda, assim como suas demandas energéticas e necessidades nutricionais.  A...

Mais Categorias