Março Amarelo: como descobrir se meu pet tem doença renal?

Compartilhe

Março Amarelo: como descobrir se meu pet tem doença renal? 22 de março de 2021

O SEU PET NÃO FALA, MAS O CHECK-UP SIM.

O Pet Care vem alertar para as doenças renais em cães e gatos. Detectar precocemente as doenças renais é muito importante para que o seu animal viva mais e com qualidade de vida.

Os rins desempenham papel fundamental na manutenção da saúde e da vida. Eles são responsáveis pela filtração e eliminação de substâncias tóxicas do sangue, ajudam a controlar a pressão arterial, a hidratação, além de produzirem e a varem hormônios e vitaminas. Se os rins não funcionarem de forma adequada, podem levar o animal à morte. Algumas raças são mais predispostas às doenças renais como os gatos de pelo longo (Persas, Ragdoll e Angorás), sendo que Persa, Himalaio e Exótico devem realizar ultrassonografia para detectar o rim policístico antes dos 6 meses. Nos cães, a doença é mais comum em algumas raças como Shih-tzu, Lhasa Apso, Yorkshire, Cocker etc.

Quais são as causas das doenças renais?

  • Diminuição do fluxo do sangue nos rins (desidratações severas, hemorragias, doenças cardíacas).
  • Pressão arterial alta. • Obstruções, como pedras nos rins.
  • Ingestão de substâncias tóxicas, como: pesticidas, lírio, uvas, medicações e materiais de limpeza.
  • Doença dentária avançada.
  • Doenças Infecciosas (como Leishmaniose, hemoparasitose e Leptospirose).

Quais os sintomas das doenças renais em cães e gatos?

  • Urinar muito.
  • Beber muita água.
  • Falta de apetite.
  • Perda de peso.
  • Vômito e diarreia.
  • Dor abdominal (menos frequente).

Como prevenir as doenças renais em cães e gatos?

O diagnóstico precoce é a melhor forma de prevenir, tratar e preservar a função renal. O Pet Care conta com especialistas em nefrologia e urologia de cães e gatos, e exames que podem detectar precocemente as doenças renais. O check-up é feito através de exames de sangue associados com ultrassonografia abdominal, exames de urina e aferição da pressão arterial. Exames de sangue como  SDMA, ajuda a detectar a doença logo no seu início, e assim, podemos começar a tratar e monitorar de perto este problema. A recomendação é que o exame seja feito a partir dos 5 anos de idade anualmente. A Medicina Preventiva ajuda a prolongar a vida do animal e melhorar a qualidade de vida dos pets.

Além disso também é importante:

Estimular a ingestão de água fresca através de fontes artificiais e  uso de saches. Alimentação saudável, equilibrada e adequada à idade e espécie do seu animal.

Fique atento aos sintomas!

De modo geral os sinais só aparecem quando 75% da função renal está comprometida, motivo pelo qual, os check-ups regulares são fundamentais na prevenção. O quanto antes a doença renal for diagnosticada, mais tempo se terá para eliminar a causa e retardar a progressão da doença. Se o seu animal tem algum desses sintomas, tem mais de 5 anos, ou já teve problemas renais anteriormente, você precisa levá-lo ao veterinário para avaliar a função renal.

Tratamento:

Caso algum exame der alterado, o ideal é o acompanhamento por um médico veterinário nefrologista. No Pet Care temos nefrologistas em todas unidades que atendem com hora marcada. Inclusive, no Pet Care Ibirapuera temos o centro de hemodiálise, com veterinários especializados e qualificados para atender e realizar o procedimento com segurança e eficiência. Agende uma consulta com um dos nossos especialistas e cuide do rim do seu pet!

 

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

(11) 3050-2273

11 93224-3449

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

(11) 3740-2152

11 93224-3449

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

(11) 4305-9755

11 93224-3449

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

(11) 3019-2300

11 93224-3449

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 2507-4616

11 93224-3449

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia