A luxação de patela em cães é o deslocamento de um osso do joelho, fazendo que o cãozinho não apoie uma das patinhas ou apoie com dificuldade:
A luxação de patela é um dos problemas mais comuns que afeta o joelho dos cães e geralmente afeta os cachorros de pequeno porte e miniaturas.
Também pode ocorrer em cães de médio e grande porte, muitas vezes por serem obesos e sedentários e acabam sobrecarregando a articulação do joelho, causando a lesão na patela.
Alguns cães podem ser muito ativos e arteiros e acabam causando problemas na articulação do joelho, com um pulo inesperado, uma queda ou pisando em um buraco.
Sintomas da Luxação de patela em cães
Os sintomas da luxação na patela podem aparecer quando muito jovens ou até com certa idade. Também pode aparecer por algum trauma na região, como em batidas ou quedas.
Ambos os casos causam dor e a inflamação pode predispor osteoartrite, ou seja, um problema crônico na articulação do joelho.
Luxação congênita da patela
Na maioria das vezes a causa da luxação de patela é congênita, ou seja, o animal já nasce com uma má formação da articulação do joelho e predisposto ao problema. A luxação congênita é mais comum nas seguintes raças:
- Yorkshire
- Spitz
- Poodle
- Dachshund
- Chihuahua
- Shih Tzu
- Pequinês
- Pug
- Lhasa-Apso
Diagnóstico da luxação do osso do joelho em cães
Os sinais associados à luxação de patela variam com a gravidade da doença, eles podem ir e voltar ou mesmo permanecerem de forma crônica.
A luxação de patela pode ser diagnosticada pelo veterinário em um exame físico de rotina e o cão não apresentar nenhum sintoma, mas também, se apresentar sintomas como:
- Mancar ou esticar repetidamente um dos membros posteriores
- Dificuldade em pular e evitar apoio em uma das pernas
Nos casos onde o animal estiver com dor, ele pode ficar mais abatido e até diminuir o apetite. O ideal é identificar o problema o quanto antes, levando ao Hospital veterinário 24h para evitar maiores complicações.
O diagnóstico é realizado através da palpação do joelho realizada por um médico veterinário, além de radiografias para avaliar o nível de degeneração da articulação e excluir outras causas que podem estar causando a manqueira.
Tratamento para patela com luxação
O tratamento deve ser realizado individualmente para cada paciente. Pode ser indicado o tratamento conservativo com uso de analgésicos ou um procedimento cirúrgico.
Em qualquer um dos casos, a fisioterapia veterinária e a acupuntura veterinária podem ser indicados como tratamentos complementares a fim de diminuir dores, oferecer fortalecimento muscular e articular e melhorar a mobilidade do pet.