Montamos uma lista com os problemas endócrinos mais comuns que podem afetar nossos animais. Tenha essas informações sempre por perto para saber identificar os sintomas e levar o seu pet ao especialista, caso seja necessário.
⠀
– Diabetes Mellitus: excessiva ingestão de água e comida; urina em excesso; perda de peso e aumento da taxa de açúcar no sangue (comum em cães de pequeno e médio porte, gatos mais velhos e obesos, nos cães de grande porte é mais comum em Labrador e Rotweiller).
⠀
– Síndrome de Cushing ou Hiperadrenocorticismo: excessiva ingestão de água e de comida; urina em excesso; ganho de peso; dilatação ou distensão do abdômen; pelos ralos e finos, devido à produção excessiva de hormônio cortisol (muito comum em raças pequenas e médias, como Poodle, Yorkshire, Maltes, Teckel, Schnauzer etc).
⠀
– Síndrome de Addison ou Hipoadrenocorticismo: diarreia; perda de peso; moleza; tremores; pouca ou nenhuma ingestão de água.
⠀
– Hipertireoidismo felino: magreza excessiva; temperamento bravo, ativo e/ou irritado; excessiva ingestão de água e comida; urina em excesso (acomete mais gatos idosos).
⠀
– Hipotireoidismo canino: em cães mais velhos (principalmente as raças Golden Retriever, Labrador, Cocker Spaniel, Beagle e Pinscher), sonolência; ganho de peso; seborreia; problemas de pele e de ouvido.
⠀
– Alopecia X: ausência de pelos, parecendo careca na parte do tronco do corpo (principalmente Lulu da Pomerânia ou Spitz Alemão).
⠀
– Obesidade: ganho de peso; fome excessiva, sem outros sinais clínicos (todas as raças).
⠀
– Diabetes insipidus: excessiva ingestão de água e urina em excesso (acontece de forma repentina, devido à falta de hormônio que concentra a urina, doença endócrina mais rara).
⠀
Caso seu melhor amigo tenha algum desses sintomas, marque uma consulta com um endocrinologista veterinário em uma das nossas unidades.
⠀
Câncer de mama em cadelas e gatas: como prevenir?
Produzido em parceria com a Dra. Jaqueline Rodrigues Simões Azeredo Gonçalves, médica veterinária no setor de oncologia do Pet Care. O câncer de mama em cadelas e gatas é uma das maiores preocupações para os familiares de pets fêmeas. Não é à toa: é o tumor mais comum...