Cuidados na Páscoa: o chocolate é um perigo para seu pet

chocolate é a paixão de muita gente e também pode ser o objeto de desejo de muitos cães. O que eles não sabem – e muita gente também não – é que o chocolate é altamente tóxico para os cães, podendo inclusive matá-los. Nessa época do ano, a presença de um chocolate esquecido sobre a mesa ou mesmo alguns pedaços oferecidos ingenuamente aos cães podem causar intoxicação.

O chocolate é muito atraente aos cães, porém alguns de seus componentes como a teobromina podem intoxicá-los, além de poder causar diarreia e vômitos mesmo se quantidade ingerida for pequena.

A quantidade de teobromina varia de acordo com o tipo de chocolate. Os chocolates brancos não oferecem tanto risco de intoxicação para os cães. Quanto mais escuro, “puro e concentrado” for o chocolate, mais teobromina possui e consequentemente maior o risco de intoxicação.

Outra particularidade da teobromina é a sua meia vida, ou seja, o tempo que fica agindo no sangue do animal.  Ela pode ficar no organismo do cão por até 6 dias.

A intoxicação causa excitação, pressão alta, arritmias, tremores e o animal fica ofegante e pode convulsionar.

O seu pet pode começar a apresentar vômito, diarreia, passa a beber muita água, febre, hemorragia que podem ser letais se não tratadas a tempo.

Infelizmente não existe antídoto para a intoxicação com teobrominas e então deve-se tratar os sintomas apresentados. É uma emergência médica.

Boa Páscoa!

 

Juliana Cookie

Relações Institucionais e com a Imprensa

11.98174-5762

Pin It on Pinterest