O Governo Holandês não precisou sacrificar nenhum cachorro, porque a solução para controle populacional não é a eutanásia e sim a conscientização e castração!
Em todo o mundo, estima-se que existam aproximadamente 600 milhões de cachorros vivendo nas ruas. É uma situação difícil e complexa de se resolver, sendo que a grande maioria dos governos carecem de políticas públicas para ajudar a solucionar esta questão.
Mas, o que parece impossível para muitos países, se tornou realidade na Holanda. Sem nenhum tipo de sacrifício ou apreensão dos animais em canis, o país europeu conseguiu o título de primeiro do mundo sem nenhum cachorro vivendo nas ruas.
Tudo isso faz parte de um plano do governo baseado em quatro pilares: leis duríssimas para quem abandona os cães, com multas que atingem a casa dos milhares de euros, campanhas de castração e conscientização, além de altas taxas de imposto para quem compra cachorros de raça.
A mais importantes medidas foram:
– a Lei de Saúde e Bem-estar animal. Trata-se de uma punição exemplar que é de uma multa de 17 mil euros ou 3 anos da prisão para qualquer pessoa que atente contra um animal de estimação.
– Organizaram campanhas educativas e de conscientização destinadas a assinalar que o maltrato de animais é tão grave como agredir às pessoas.
– Esterilizações maciças e gratuitas de animais de estimação.
– Impostos altos à compra de animais de raça, para promover a adoção de peludos abandonados.
Que esse exemplo seja seguido em todos os lugares do mundo!!!