Scottish Fold
Características da Raça
Comportamento
- Gato de colo 60%
- Inteligência 60%
- Facilidade de treinamento 60%
- Requisitos de higiene 60%
- Perda de pêlos 60%
- Bom com crianças 80%
- Bom com cães 80%
- Conversa 20%
Aparência
- Destaque nas orelhas dobradas, resultado de uma mutação natural
- Scottish Folds apresentam rostos redondos, olhos redondos, pescoços curtos, bigodes redondos que se curvam para a frente e um corpo redondo e robusto acentuado por uma cauda espessa. Parece que estão sorrindo.
- A pelagem densa e resistente desta raça vem em versões de pêlo curto e pêlo comprido.
- A pelagem desta raça vem em quase todas as cores e combinações, exceto cores pontiagudas.
Higiene
- A variedade de pêlo curto requer pouca preparação – basta passar um pente de aço no pêlo uma ou duas vezes por semana.
- A variedade de pelos compridos requer cuidados três a quatro vezes por semana para remover os pelos mortos e evitar a formação de emaranhados.
Necessidades Nutricionais
- Propenso ao excesso de peso, portanto, meça as porções de alimentos e controle a ingestão calórica.
Curiosidades
- Ao nascer, todos os gatinhos Scottish Fold ostentam orelhas retas. Em alguns gatinhos, as orelhas começam a dobrar no primeiro mês.
- Apenas Scottish Folds de orelhas dobradas são elegíveis para competir em exposições de gatos.
- Devido às orelhas, esta raça é muitas vezes carinhosamente conhecida como “Toquinho”. Alguns também se referem a esta raça como uma “coruja em uma roupa de gato”.
História
Esta raça pode ser rastreada até a Escócia em 1961, quando o pastor escocês William Ross descobriu uma gatinha de orelhas dobradas chamada Susie na fazenda de seu vizinho. A mãe de Susie era uma gata com orelhas de formato normal, mas o pai era desconhecido. Ross adotou um gatinho branco chamado Snooks da ninhada de Susie e começou a criá-la com gatos de fazenda locais e British Shorthairs para estabelecer esta raça felina de orelhas caídas. Em 1977, o geneticista britânico Oliphant Jackson relatou que um terço dos gatinhos da criação de gatos de orelhas dobradas desenvolveram osteodistrofia, uma lesão esquelética. Como resultado, a criação de Scottish Fold na Grã-Bretanha parou abruptamente. Ainda hoje, esta raça não é aceita pelo Conselho Governante da Cat Fancy da Grã-Bretanha. Criadores respeitáveis nos Estados Unidos trabalharam duro para eliminar esse gene que causa osteodistrofia e a consideram uma raça muito saudável.