Maine Coon
Características da Raça
Comportamento
- Gato de colo 100%
- Inteligência 80%
- Facilidade de treinamento 80%
- Requisitos de higiene 60%
- Perda de pêlos 80%
- Bom com cães 100%
- Bom com cães 100%
- Conversa 40%
Aparência
- Assemelha-se a um pequeno rabo de cavalo com grande estrutura, peito de barril, orelhas de tufo, crina cheia, pelagem desgrenhada à prova de intempéries e cauda espessa.
- A cabeça é grande e quadrada com olhos grandes e expressivos que são bem definidos.
- Os machos pesam até 12 quilos, 6 quilos a mais que as fêmeas. Seus corpos podem esticar até 40 centímetros de comprimento.
- Com a cabeça e os ombros sobre a maioria das raças felinas e algumas raças de cães de brinquedo, o Maine Coon é frequentemente uma escolha popular para pessoas que amam cães e desejam adotar um gato.
- Vem em uma variedade de cores e padrões.
- Uma das raças de gatos de crescimento mais lento, o Maine Coon não atinge a maturidade completa até os 4 anos de idade.
Higiene
- Apesar de seu cabelo comprido, as necessidades de higiene do Maine Coon são surpreendentemente mínimas. A pelagem não tende a desenvolver emaranhados de pêlos tão facilmente quanto outras raças de pêlo comprido, especialmente o persa.
- Use um pente de metal uma vez por semana para pentear a pelagem e mantê-la desembaraçada.
Necessidades Nutricionais
- Para evitar que esta raça fique acima do peso, alimente-o com alimentos ricos em proteínas e nutricionalmente balanceados três ou quatro vezes ao dia. Não permita alimentação livre.
- Verifique com seu veterinário sobre a necessidade de adicionar vitaminas, minerais ou outros suplementos à dieta do seu gato
Curiosidades
- Conhecido por muitos apelidos, incluindo “Gentil Gigante”, “Rasta” e “O Maior Felino de Boas Vindas do Mundo”.
- Propenso a polidactilia (dedos extras), uma condição congênita que não causa problemas de saúde adversos.
- Apesar de seu tamanho grande, o Maine Coon tende a gorjear em vez de emitir miados barulhentos
História
Um verdadeiro gato americano, o Maine Coon originou-se na Nova Inglaterra (principalmente, Maine) quando os Estados Unidos estavam se formando. Muitos mitos cercam as origens do Maine Coon. Uma lenda popular afirma que os Maine Coons começaram como resultado de um plano fracassado para resgatar Maria Antonieta. Diz-se que o capitão Nathaniel Cloud carregou os seis gatos persas e angorás da rainha em seu barco, mas não conseguiu libertá-la perto do final da Revolução Francesa. Ele permitiu que esses gatos reais se misturassem com os gatos locais no Novo Mundo, passando o gene do pelo longo para as gerações futuras. Embora popular como um gato resistente capaz de suportar os invernos da Nova Inglaterra, não foi até a década de 1950 que o Maine Coon ganhou o status de campeão pelo CFA. O gato oficial do estado do Maine, nos EUA. Cobiçado por suas habilidades de mouse por fazendeiros da Nova Inglaterra em 1800.