Himalaio
Características da Raça
Comportamento
- Gato de colo 100%
- Inteligência 80%
- Facilidade de treinamento 60%
- Requisitos de higiene 100%
- Perda de pêlos 100%
- Bom com crianças 60%
- Bom com cães 60%
- Conversa 20%
Aparência
- A cabeça apresenta um rosto redondo, grandes olhos azuis redondos, orelhas pequenas e redondas, nariz curto e arrebitado e um queixo bem desenvolvido.
- O corpo do tipo atarracado é de ossatura pesada, com pernas grossas e curtas, patas redondas e uma cauda curta que é proporcional ao comprimento do corpo.
- A pelagem longa e fofa é espessa e de textura fina. O corpo é branco ou creme, no entanto os pontos vêm em uma ampla gama de cores sólidas ou padrões de malha ou tartaruga. Pontos de chama e de tartaruga são classificados como os looks mais populares do Himalaia.
Higiene
- Os Himalaias exigem escovação diária para evitar que seus pêlos compridos desenvolvam emaranhados e emaranhados.
- Limpe o rosto diariamente com um pano úmido para evitar manchas nos olhos.
Necessidades Nutricionais
- Esta raça não tem necessidades nutricionais especiais, mas se beneficia ao ser alimentada com dietas comerciais de alta qualidade.
Curiosidades
- Um Himalaia chamado Mr. Jinx foi a estrela felina nos filmes “Entrando numa Fria” e “Entrando numa Fria Maior Ainda”, estrelados por Robert DeNiro e Ben Stiller. Esta raça é uma escolha popular em muitos outros filmes de Hollywood, incluindo “O Date Perfeito”, “A Incrível Jornada” e “Prince of Tennis”.
- Martha Stewart é dona de sete gatos do Himalaia, todos com nomes de compositores famosos.
- Também conhecido como persas colorpoint na Europa e carinhosamente como “Himmy” em todo o mundo.
História
Os gatos do Himalaia, ou simplesmente Himalaios, têm origens de criadores que cruzaram cuidadosamente duas raças populares: persas com siameses para criar uma nova raça híbrida com coloração de siamesa e pelos longos de um persa. Um criador britânico chamado Brian Sterling-Webb dedicou 10 anos para criar um gato de pêlo comprido e ganhou o reconhecimento da raça do Conselho Governante de Cat Fancy em 1955. Dois anos depois, Marguerita Goforth, uma criadora da Califórnia, solicitou com sucesso à Cat Fanciers Association para reconhecer o Himalaia como uma nova raça. A CFA reconheceu quatro cores do Himalaia: foca, chocolate, azul e lilás. Em 1984, o CFA combinou as raças Himalaia e Persa, tornando o Himalaia uma divisão separada da raça Persa, que ocupa o primeiro lugar em popularidade entre suas 41 raças reconhecidas.