Havana
Características da Raça
Comportamento
- Gato de colo 60%
- Inteligência 60%
- Facilidade de treinamento 60%
- Requisitos de higiene 40%
- Perda de pêlos 40%
- Bom com crinaça 80%
- Bom com cães 80%
- Conversa 40%
Aparência
- O Havana ou Havana Brown possui uma magnífica pelagem marrom-mogno que reluz em um corpo atlético de tamanho médio e pernas esbeltas.
- Seu aspecto régio é destacado pela cabeça longa e estreita, olhos ovais e expressivos, nariz largo e focinho arredondado.
- Em competições de exposição felina, a raça não pode apresentar marcas tabby em sua pelagem.
Higiene
- A pelagem é curta, brilhante e suava
Necessidades Nutricionais
-
Consulte o seu veterinário sobre o tipo de dieta e quantidade para alimentar o seu gato durante as suas diferentes fases da vida. Diferentes raças podem ter maior risco de obesidade com base em sua dieta, metabolismo e idade. Assim, o seu veterinário é a sua melhor fonte de informação sobre este tema.
Curiosidades
- O nome Havana Brown surgiu do fato de que a cor da pelagem combina com a tonalidade de um fino charuto Havana.
- Um Havana deve ostentar bigodes marrons – não brancos – para ser considerado para contenção em uma exposição profissional de gatos. Esta é a única raça que atende a essa exigência.
- Outro nome a qual é chamado é “Gato da Montanha Suíça”.
História
Registros históricos do final de 1800 descrevem gatos castanhos parecidos com siameses no que hoje é a Tailândia, mas não foi comprovado que eles eram Havana, ou também chamado de Havana Brown, ou simplesmente gato marrom de Havana. As tentativas de criar um gato todo marrom se mostraram mais desafiadoras do que o previsto. Criadores profissionais tentaram desde o final de 1800, mas não conseguiram esse feito até possivelmente na década de 1930 na Grã-Bretanha. Alegadamente, a raça começou quando um Siamês cor de foca foi cruzado com um gato preto de pelo curto para criar a primeira ninhada de gatinhos totalmente marrons. A controvérsia cercou este gato marrom quando o British Siamese Cat Club o bloqueou da competição até 1952, quando uma equipe de criadores acasalou Siamês com Azuis Russos e shorthairs domésticos pretos para criar oficialmente a raça Havana. Todos os Havana norte-americanos podem traçar sua linhagem para um gato macho chamado Roofspringer Mahogany Quinn de meados da década de 1950.