Bobtail Japonês
Características da Raça
Comportamento
- Gato de colo 60%
- Inteligência 80%
- Facilidade de treinamento 60%
- Requisitos de higiene 60%
- Perda de pêlos 60%
- Bom com criança 60%
- Bom com cães 80%
- Conversa 80%
Aparência
- A característica mais notável em um Bobtail Japonês é a falta de uma cauda – ou atarracada. Essa cauda abreviada é uma mutação genética causada pela expressão de um gene recessivo e não é considerada um distúrbio genético.
- O rabinho parece um pompom fofo.
- Corpo de tamanho médio é longo, esguio e elegante com uma desossada refinada. Olhe com atenção e você notará que as patas dianteiras são mais curtas que as traseiras.
- A cabeça é triangular e os olhos são ovais e podem vir em verde, dourado, azul e olhos ímpares.
- A pelagem vem em pelos curtos ou longos e é sedosa ao toque. Ele vem em muitas cores e padrões, mas o visual mais popular é chamado de Mi-ke (“três peles”), um casaco tricolor de branco com manchas vermelhas e pretas.
Higiene
- Uma boa dica é a escovação a cada poucos dias para remover os pelos mortos.
Necessidades Nutricionais
- Propenso a mendigar e comer demais, então você precisa medir as porções de alimentos e controlar a ingestão calórica para evitar problemas de comportamento ou obesidade.
Curiosidades
- O Bobtail Japonês representa o tradicional símbolo japonês de boa sorte. Conhecido como o maneki-neko (“gato acenando”), as estátuas de um Bobtail japonês sentado com uma pata levantada são comumente encontradas dentro de lojas e restaurantes japoneses.
- Esta raça produz pequenas ninhadas, não mais que quatro gatinhos.
História
Acredita-se que se originou no Extremo Oriente, especificamente na China, cerca de 1.000 anos atrás. No século VII, o Imperador da China presenteou o Imperador do Japão com Bobtails Japoneses como presentes. Os japoneses reverenciaram esta raça até o início de 1600, quando os roedores estavam destruindo os bichos-da-seda e a lucrativa indústria da seda do país. Assim, todos os Bobtails japoneses foram expulsos dos castelos e nas ruas para lidar com o problema dos roedores. Os três primeiros Bobtails japoneses a chegar ao solo americano foram importados por Elizabeth Freret do Japão em 1968. O Bobtail Japonês de pelo curto ganhou o status de campeão pela Cat Fanciers Association em 1976 e a versão de pelo comprido alcançou esse status em 1993. O termo Bobtail refere-se à aparência de rabo curto ou cortado.