Angorá
Características da Raça
Comportamento
- Gato de colo 60%
- Inteligência 100%
- Facilidade de treinamento 80%
- Requisitos de higiene 60%
- Perda de pêlos 60%
- Bom com crianças 40%
- Bom com cães 60%
- Conversa 40%
Aparência
- Esta raça exibe uma pelagem sedosa de comprimento médio que vem em uma variedade de cores, incluindo lavanda e chocolate. Não possui subpelo.
- Embora semelhante em aparência ao seu primo, o Van Turco, o Angorá turco é menor em construção e não possui as marcas distintivas do Van ao redor dos olhos.
- Os olhos amendoados do angorá podem ser azuis, verdes, âmbar ou até estranhos (um azul e um âmbar).
- Uma imagem de elegância, o angorá turco tem uma construção esbelta, pernas de ossos finos e pluma de cauda sedosa que se assemelha a uma cauda de raposa.
Higiene
- Mantenha a pelagem do angorá turco escovando uma ou duas vezes por semana com um pente de dentes finos ou uma escova mais lisa para remover o excesso de pelos e evitar nós.
- Durante o verão, escove com mais frequência para evitar bolas de pelo.
Necessidades Nutricionais
- Sirva alimentos comerciais de alta qualidade para manter a pelagem saudável e reduzir a perda de pêlos.
Curiosidades
- A palavra Angorá no nome desta raça especifica gatos com pedigree apenas do Angorá turco – e não descreve nenhum gato de pêlo comprido.
- Carinhosamente apelidado de “Border Collies do Mundo dos Gatos”.
História
Acredita-se que esta raça natural tenha se originado com os tártaros na região de Ancara, no centro da Turquia, séculos atrás. Os sultões turcos deram esses gatos premiados como presentes à nobreza europeia no século XVI. Uma vez temido para ser extinto, o Angorá Turco está fazendo um retorno bem-vindo. Desde 1917, os funcionários do Zoológico de Ancara mantêm um programa de reprodução para proteger e preservar esta raça.