Vizsla
Características da Raça
Comportamento
- Parceiro de corrida 100%
- Clima quente 60%
- Perda de pelos 60%
- Cachorro de colo 20%
- Clima frio 40%
- Latido 40%
- Interação crianças 60%
- Higienização 20%
- Adestramento 60%
Exercícios Sugeridos
- Cão doméstico bastante calmo e alerta se fizer exercício adequado. Se não for feito exercício suficiente, pode ser hiperativo e destrutivo.
- Requer exercício diário na forma de uma longa caminhada ou, de preferência, uma corrida longa. Jogos vigorosos também são úteis.
- Um quintal bem cercado é essencial.
- A caça é o exercício preferido. Também gosta de recuperar objetos.
- Esta não é uma raça para um proprietário inativo.
- O treino de obediência é essencial não só para o controle, mas para o exercício mental que proporciona.
Higiene
- A pelagem é curta e elegante.
- Requer escovação uma vez por semana para remover os pelos mortos e banhos ocasionais.
- A perda de pêlos é média.
Necessidades Nutricionais
- Vizslas tendem a ficar em bom peso.
- Os cães adultos devem ser alimentados com uma dieta equilibrada, com calorias restritas se o cão começar a ganhar muito peso.
História
Quando os magiares (húngaros) invadiram a Europa na Idade Média, há mais de mil anos, eles assimilaram vários cães de todo o continente. Esses cães se estabeleceram com eles na Hungria e sem dúvida foram os ancestrais do Vizsla. Caçadores nas planícies húngaras queriam um cão que fosse rápido, mas não muito longe, que pudesse apontar e pegar pássaros, e que pudesse seguir um rastro de cheiro, e eles selecionaram entre esses cães para descendentes que atendessem às suas necessidades. Cães do tipo Vizsla foram descritos na Idade Média, embora não se saiba se estes eram realmente Vizslas. Por volta de 1700, a raça foi definitivamente estabelecida. A raça sofreu um declínio maciço durante o final de 1800, mas foi trazida de volta com uma criação cuidadosa dos poucos bons espécimes que puderam ser encontrados. Os húngaros que fugiam da ocupação russa durante a Segunda Guerra Mundial muitas vezes levavam seus Vizslas com eles, espalhando a raça por todo o mundo. O Vizsla é popular como companheiro de caça, competidor de campo, animal de estimação e cão de exposição.