Shih Tzu
Características da Raça
Comportamento
- Parceiro de corrida 0%
- Clima quente 20%
- Perda de pelos 40%
- Cachorro de colo 60%
- Clima frio 40%
- Latido 60%
- Interação crianças 60%
- Higienização 80%
- Adestramento 40%
Exercícios Sugeridos
- Cão doméstico animado e alerta.
- Embora muitas de suas necessidades de exercício físico possam ser atendidas com jogos de salão, ele ainda precisa da estimulação mental de caminhar e cheirar ao ar livre.
- Uma caminhada ao redor do quarteirão uma ou duas vezes por dia atenderá às suas necessidades ao ar livre, sem contar as pausas para as necessidades. Muitos shih tzu podem ser treinados para usar sistemas de banheiros internos.
- Por causa de seu focinho curto, o shih tzu é propenso a superaquecimento em climas quentes.
- Os parques para cães geralmente não são uma boa ideia, a menos que apenas cães pequenos sejam permitidos juntos.
- Nadar não é recomendado a menos que seja constantemente supervisionado. Nadar com a pelagem cheia pode ser perigoso, pois pode ficar pesado quando molhado.
- Brincadeiras e truques fornecem o exercício mental necessário.
Higiene
- A pelagem é longa, densa e bastante reta.
- Escovar e pentear a cada dois dias é necessário para evitar emaranhados.
- Muitos pais de pets optam por ter seus cães tosados profissionalmente ou cortados em uma guarnição que seja mais facilmente cuidada.
- Tome cuidado para que pelos e cílios soltos não irritem os olhos.
- Monitore o pelo ao redor do ânus para problemas de higiene.
- Devido à má circulação de ar, as orelhas devem ser verificadas semanalmente quanto a problemas.
- A perda de pêlos está abaixo da média.
- A raça é propensa a problemas periodontais, que podem ser evitados em grande parte pela escovação regular dos dentes.
Necessidades Nutricionais
- Shih tzu tendem a ficar em bom peso ou ser um pouco pesado.
- Os cães adultos devem ser alimentados com uma dieta equilibrada, com calorias restritas se o cão começar a ganhar muito peso.
- Filhotes de Shih tzu devem ser alimentados com frequência para evitar hipoglicemia, uma condição séria à qual filhotes muito pequenos são propensos. Refeições ricas em proteínas, gorduras e carboidratos complexos também podem ajudar a prevenir essa condição.
História
Os primeiros pequenos cães-leões tibetanos provavelmente vieram do Tibete para a China durante a dinastia Ch’ing (1644-1662). No final de 1800, esses cães foram cruzados com pequinês, pugs e outros cães chineses para criar o Shih Tzu como o conhecemos. Isso ocorreu nos canis da imperatriz viúva T’zu Hsi. Após a revolução comunista na China, o shih tzu foi extinto em sua terra natal. Nas décadas de 1940 e 1950, militares trouxeram muitos shih tzu para os Estados Unidos. Sete machos e sete fêmeas compõem a base de todos os shih tzu modernos. Um desses cães era na verdade um pequinês trazido para o pool genético na década de 1950. Logo cresceu e se tornou uma das raças mais populares da América.