Rastreador Brasileiro
Características da Raça
Comportamento
- Parceiro de corrida 100%
- Clima quente 100%
- Perda de pelos 20%
- Cachorro de colo 20%
- Clima frio 40%
- Latido 80%
- Interação crianças 40%
- Higienização 20%
- Adestramento 100%
Exercícios Sugeridos
- Por ser muito ágil e ativo, necessita de espaço suficiente para seus exercícios e assim extravasar sua energia excessiva
- Pode ficar um pouco irritado em ambientes muito pequenos
- Recomenda-se o passeio constante para que possa gastar bastante energia.
Higiene
- Pelo raso, acamado, curto, denso e um pouco duro ao tato.
- Por ser um cão rural, esteja com todas as vacinas e preventivos em dia para evitar doenças.
Necessidades Nutricionais
- Apesar do seu tamanho, é um cão que gasta muitas calorias
- Consulte seu médico veterinário para aconselhamento da melhor dieta para ele, pois tudo vai depender de seu estilo de vida e atividade diária.
Curiosidades
-
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi presenteado com um cão da raça, o Faísca, por um militar do Amazonas em julho de 2021.
-
Rastreador Brasileiro tem uma característica marcante: ele não late, ele urra.
História
O Rastreador Brasileiro tem origem de cruzamento inter raciais, como a maioria dos cães brasileiros. a raça desenvolveu-se através da seleção genética a partir do Foxhound Americano. Ganhou esse nome justamente por suas características fortes de caçador. Anteriormente era chamado de Urrador Brasileiro, o Rastreador Brasileiro tem grande presença nas áreas rurais, principalmente no norte do Brasil, onde é usado por pecuaristas principalmente na caça de onças, suçuaranas e lobos-guará que ameaçam seus rebanhos. Foi considerado quase que extinto no final do século 20 após um surto de babesiose. Mas, no início do anos 2000 um grupo de criadores brasileiros conseguiram mapear seus descendentes diretos e conduziram a raça ao cenário novamente.